Discursos Organizacionais no evento Festival Folclórico de Parintins-AM – BID
Abstract
O estudo tem por objetivo avaliar a percepção dos públicos do Festival Folclórico de Parintins no que tange aos aspectos e fatores ambientais de comportamento do consumidor baseados na cultura e subcultura dos grupos de referência em questão: Garantido e Caprichoso. A problemática da pesquisa concentra-se na reflexão de que a identidade de cada sociedade, quando apropriada pelas marcas, ganha preferência frente à possível difusão de preceitos de outras culturas. A investigação é amparada pelos métodos da pesquisa teórica, exploratória, empírica e qualitativa. Justifica-se por ser fenômeno inserido no contexto de essencialismo estratégico feito por organizações em seus produtos, bens e serviços. Como amparo teórico, recorre-se, sobretudo, aos estudos de Beltrão (1980), Marques de Melo (2013) e Lucena Filho (2012) e às teorias da Folkcomunicação e Folkmarketing, genuinamente brasileiras. Os resultados revelam que conhecer o público-alvo e sua cultura local incidem diretamente nos efeitos da comunicação mercadológica.