Debates presidenciais na eleição americana de 2020:

na televisão e na internet

Authors

  • Thiago Perez Bernardes de Moraes Centro Universitário Campos de Andrade
  • Romer Mottinha Santos Centro Universitário Internacional UNINTER

Abstract

O ano de 2020 marca um período atípico da história americana pela elevada quantidade de contaminados e mortos pela Covid-19 e pelos protestos relacionados ao movimento Black Lives Matter, que fizeram o pano de fundo da corrida eleitoral entre Joe Biden e Donald Trump. Nessa eleição, ocorreram dois debates entre os presidenciáveis televisionados e um único entre os candidatos a vice (Harris e Pence). Historicamente, os debates presidenciais dentro do contexto das eleições estadunidenses representam momentos decisivos, capazes de alterar as atitudes do eleitorado e possivelmente o direcionamento do voto. A fim de avaliar a possível relação entre o interesse dos internautas por informações sobre os presidenciáveis e os debates televisivos em 2020, delineou-se um trabalho de dados do Google Trends. Os resultados indicam que parte significativa do interesse registrado no Google pelos candidatos à disputa presidencial (Joe Biden e Donald Trump) se relaciona com o interesse pelos debates. Corroborando argumentos já fomentados pela literatura, o debate como comunicação eleitoral se mostra central na modelagem da cultura política.

Author Biographies

Thiago Perez Bernardes de Moraes , Centro Universitário Campos de Andrade

Pós-doutor em direito constitucional pela Università degli Studi di Messina e doutor em psicologia social pela Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy. Atualmente é pós-doutorando em psicologia social pela Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy e professor junto ao Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade). Bacharel em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Editor-chefe da RIBPSI – Revista Iberoamericana de Psicologia. 

Romer Mottinha Santos , Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Mídias Integradas na
Educação (UFPR), MBA em Gestão Estratégica de Marketing (UNINTER), Especialista em Produção
Audiovisual para Web (UNINTER), Bacharel em Ciência Política e Pesquisador pelo Centro Universitário
Internacional UNINTER. Servidor público estadual do Paraná. Membro sócio efetivo da Associação Brasileira de Ciência Política - ABCP. 

Published

2025-04-15