Trabalho docente em educação profissional:

reflexões sobre a comunicação pedagógica

Authors

  • Rosália Maria Netto Prados Universidade de São Paulo
  • Fátima Aparecida do Rego Senac Jardim Primavera

Abstract

Este artigo tem por objetivo, identificar quais são os saberes e práticas de comunicação docente, que permitem ao professor se comunicar com seus alunos, para promover uma aprendizagem de forma significativa. O método de pesquisa é de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, por meio da aplicação de um questionário eletrônico a um grupo de professores, de diferentes áreas do conhecimento, de uma instituição privada da educação profissional e tecnológica. Após a análise dos
resultados da pesquisa, ficou evidente que a maneira como os respondentes exercem suas atividades pedagógicas, são muito distintas, uma vez que, sua formação profissional é proveniente do meio corporativo e não pedagógico. Não dominam, portanto, os saberes mediadores no processo de ensino aprendizagem, tampouco os saberes de comunicação docente. Não houve indícios de utilizarem técnicas ou práticas de comunicação no exercício de sua atividade docente e evidencia-se que há uma lacuna a ser preenchida em relação a essa questão.

Author Biographies

Rosália Maria Netto Prados, Universidade de São Paulo

Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo (USP); possui pós-doutorado em
Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP);
líder do grupo de pesquisa, do CNPq Saberes e trabalho docente em educação profissional; professora
pesquisadora do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional.

Fátima Aparecida do Rego, Senac Jardim Primavera

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, pelo Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza - CEETEPS; Especialista em Gerenciamento de Marketing; Professora da Unidade
Senac Jardim Primavera. 

Published

2025-04-15