As razões do fracasso escolar e a contribuição do supervisor educacional no processo de Ensino Aprendizagem
Keywords:
Aprendizagem, Fracasso escolar, Supervisão educacional.Abstract
Este estudo teve como objetivo geral abordar as razões do fracasso escolar e a contribuição do supervisor educacional no processo de ensino aprendizagem. O aluno está em situação de fracasso escolar quando não "acompanha" o que é proposto no programa escolar e os colegas da classe, o que acaba por afetar a construção do sujeito em sua totalidade. Ele passa a carregar consigo o estigma de "repetente", "atrasado", "lento", "incapaz", o que pode levá-lo a acreditar no próprio fracasso. Os alunos que se enquadram neste perfil assumem o papel de fracassados e acaba por transpor isso para sua vida pessoal, o que pode chegar a comprometer até mesmo o seu futuro. Assim, o fracasso não é do aluno, mas da escola que não consegue atingir os alunos que aprendem de forma diferenciada. A supervisão educacional, que em suas origens se limitava à seleção e orientação profissional, amplia a sua ação, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno.