As “Caixas Pretas” na semiótica de Greimas: que seus discípulos têm a dizer?

que seus discípulos têm a dizer?

Authors

  • Valdenildo dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Semiótica; Greimas; Caixas Pretas.

Abstract

O que seus discípulos fizeram de sua semiótica? Este artigo procura responder essa pergunta e mostrar se as “Caixas Pretas” existiram, de fato, na Semiótica de Greimas. Para tanto, recorremos a entrevistas com 12 de seus seguidores de 2013 a 2021. Neste artigo apresentamos a opinião de Ivan Lopes e José Luiz Fiorin e outros teóricos da dita teoria, contrastando opiniões e resgatando a história da semiótica do mestre lituano que deixava em seu dicionário ao lado de Joseph Courtés a possibilidade destas “Caixas Pretas”, por exemplo, na análise do teatro, da ópera, do balé, do circo, das corridas, das competições esportivas e dos espetáculos de ruas. Deste modo, contrastamos o que pensam Fiorin, Lopes e Diana Barros com Nícia Ribas D’Ávila e sua teoria da figuratividade visual, resgatando, desta forma, pesquisas pioneiras como aquelas desenvolvidas por Jean Marrie Floch e Roland Barthes além de outros pesquisadores.

Author Biography

Valdenildo dos Santos , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Pós-Doutor em Languages and Cultures pela Purdue University, West Lafayette, Indiana, Estados Unidos (2016-2018), Doutor em Letras, Filologia e Linguística Portuguesa (Semiótica) pela UNESP,
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), com bolsa Sanduíche CNPq de pesquisa na
UNC, University of North Carolina, Chapel Hill, Estados Unidos, Mestre em Comunicação e Poéticas Visuais
pela UNESP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e Bacharel em Letras, Inglês e
Português pela USC, (1992). Morou nos Estados Unidos, Carolina do Norte e Virgínia durante oito anos (2003 a 2011). Atualmente é professor associado III na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, atuando na graduação em Introdução à Semiótica, Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa e na Pós-Graduação em Aspectos sociocognitivos e metacognitivos da leitura e da escrita. Especialista em EMI.  É Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizado de Línguas e Leituras Semiótica (GEALLES).

Published

2025-04-15