Uma experiência educomunicativa no Ensino Superior:
o Folhetim Lorenianas
Keywords:
Prática educomunicativa; Folhetim; Parâmetros Curriculares Nacionais.Abstract
Este estudo tem como objetivo relatar uma prática educomunicativa (produção do Folhetim Lorenianas) envolvendo os alunos do 2º ano de Letras/Inglês/ Espanhol, na disciplina Contextos Reais de Produção de Textos, realizado no ano de 2011. Os futuros docentes primeiramente pesquisaram a biografia e obras dos membros da Academia de Letras de Lorena e, posteriormente, participaram das reuniões que acontecem mensalmente no terceiro sábado realizando as entrevistas com os acadêmicos. Foram elaborados diversos gêneros discursivos como: resenhas, entrevistas, carta do leitor e houve a produção de poesia de autoria dos próprios alunos. O folhetim Lorenianas foi lançado e distribuído à comunidade na reunião da Academia de Letras no dia 22 de agosto de 2011. O resultado desta prática educomunicativa mostrou que os alunos produzem melhor textos que tenham sentido para eles de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.