Variações linguísticas e estigmatização da fala:

algumas considerações para o professor de Língua Materna

Authors

  • Renata A. Freitas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – FATEA

Abstract

Nossa intenção neste artigo é oferecer ao leitor uma visão panorâmica da abordagem dos estudos da língua sob duas perspectivas – a escrita e a fala – e as consequências da supremacia da primeira sobre a segunda na realidade do professor de língua materna, sobretudo no ensino Fundamental, quando a variedade trazida pelo aluno pode expô-lo ao preconceito linguístico. Abordamos a questão das variações e o preconceito linguísticos apresentando um breve histórico da evolução dos estudos da língua, partindo da gramática prescritiva da antiguidade clássica, passando pelo surgimento dos estudos linguísticos no fim do século XIX e suas contribuições e chegando ao aparecimento da Sociolinguística na década de 1960. Concluímos com algumas considerações sobre o estado da questão variações / preconceito e uma reflexão sobre o papel do professor de língua portuguesa, em seu dilema de como trabalhar norma culta e variação linguística em sala de aula.

Author Biography

Renata A. Freitas , Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – FATEA

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté – UNITAU Professora de Línguas Estrangeiras Modernas nos Cursos de Letras e Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – FATEA – Lorena, SP Professora de Língua e Literatura Espanholas no Curso de Letras da Universidade de Taubaté – UNITAU – Taubaté, SP.

Published

2025-02-28

Issue

Section

Artigos