Um estudo sobre a consciência política de jovens universitários
Abstract
Temos observado, ao longo dos últimos anos, que a participação dos universitários em atividades políticas é limitada. Sabendo que a participação política nas instituições superiores de ensino é responsável, em grande medida, pelo desenvolvimento da cidadania e pela inserção dos alunos na vida pública, este afastamento nos levou a tentar entender melhor o comportamento desses alunos. A preservação e o fortalecimento das instituições democráticas de um povo estão diretamente relacionados com o conceito de cidadania desenvolvido pela sociedade. Neste trabalho, contextualizamos o ensino superior brasileiro desde seu surgimento no século XIX até seu desenvolvimento nos dias atuais. Nosso embasamento teórico refere-se às pesquisas relativas ao conceito de consciência política, sua formação e formas de manifestação. Nosso objetivo é compreender melhor o comportamento dos alunos universitários no que tange à sua participação política e para isso, trabalhamos com o conceito de consciência política e suas dimensões desenvolvido por Sandoval. Construímos um instrumento de pesquisa que foi aplicado em 301 alunos de instituições de ensino superior localizadas no Vale do Paraíba. Nos resultados, buscamos as relações entre os comportamentos manifestados pelos alunos e as várias dimensões constituintes da consciência política. Os resultados mostraram alunos muito solidários, preocupados com o bem comum e ético, porém refratários à participação em atividades coletivas ou políticas. Esta tendência de não participar foi observada e reiterada nas diversas dimensões pesquisadas.