A política nacional de avaliação da educação básica e suas interferências na escola pública

Authors

  • Givanildo da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Edna Cristina do Prado Universidade Federal de Alagoas
  • Inalda Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Lana Lisiêr de Lima Palmeira Universidade Federal de Alagoas

Abstract

A cultura da avaliação é resultado da redefinição do papel do Estado na concretização das reformas administrativas pós-1990. O objetivo da pesquisa foi dialogar sobre as interferências da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica na escola pública, por meio da portaria n. 10, de 8 de janeiro de 2021, que apresenta as novas diretrizes para o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB). A metodologia esteve pautada em uma perspectiva crítico-reflexiva, por meio da abordagem qualitativa e das pesquisas bibliográfica e documental. Os dados apontaram que a concretização da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica causa impactos no “chão” da escola pública, uma vez que a cultura avaliativa responsabiliza os profissionais da educação, tendo, como dimensão primária, a exposição da escola e de seu corpo técnico, por meio dos resultados expostos pelo SAEB.

Author Biographies

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Educação (2019) pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Educação (2015) e graduado em Pedagogia (2012) pela Universidade Federal de Alagoas. Integrante do grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) UFAL/CNPq.

Edna Cristina do Prado, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. Líder do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação
Educacional (GAE/UFAL/CNPq). 

Inalda Maria dos Santos , Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas e do
Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió Alagoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional.

Lana Lisiêr de Lima Palmeira , Universidade Federal de Alagoas

Doutora e Mestra em Educação, Graduada em Direito, Licenciada em Pedagogia e Filosofia. Professora
Adjunta da Universidade Federal de Alagoas, lotada na Faculdade de Direito de Alagoas e do Programa do
Pós-graduação em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa em Gestão e Avaliação Educacional (GAE).

Published

2025-02-27

Issue

Section

Artigos