A experiência estética nas redes sociais digitais:

possibilidades de fuga do bios virtual

Authors

  • Juana Ribeiro Diniz ESPM (PPGCOM)

Abstract

Os avanços tecnológicos da comunicação/informação nos colocam questões que entrelaçam a comunicação e o consumo em uma esfera de vida simulada, cujo tempo é afinado aos fluxos telemáticos e o imaginário alimentado por uma realidade aumentada por algoritmos. Esse artigo vai propor reflexões sobre a possibilidade de uma experiência estética nas redes sociais digitais e sobre sua atuação como uma espécie de interface preliminar do consumo na era da midiatização. A proposta é não sucumbir ao pressuposto possível, porém talvez simplificado e precipitado, que na contemporaneidade não há mais lugar para a experiência estética, mas apenas para paixões exacerbadas e afetos mobilizados para o mercado.

Author Biography

Juana Ribeiro Diniz , ESPM (PPGCOM)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM) e
Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidades Católica de São Paulo
(PUC-SP) e Bacharel em Comunicação Social com hibilitação em Jornalismo

Published

2025-02-27

Issue

Section

Artigos