Práticas educativas inclusivas:
aproximações entre o DUA e a comunicação alternativa na escola
Abstract
pesquisas no sentido de ampliar a concepção dos professores sobre a acessibilidade comunicacional. Metodologicamente, trata-se de uma revisão integrativa sobre a Educação Inclusiva, a Comunicação Alternativa e o Desenho Universal para Aprendizagem. Este artigo objetiva, portanto, promover uma reflexão sobre como os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem em interface com a Comunicação Alternativa na escola inclusiva. Como resultados, observou-se que a Comunicação Alternativa é, ainda, um material destinado ao aluno elegível à Educação Especial, sendo um desafio direcioná-lo a todos os estudantes. Ademais, destaca-se o protagonismo do trabalho do professor do Atendimento Educacional Especializado, no que se destina à elaboração e à confecção de recursos para o uso da Comunicação Alternativa, estando o professor de sala de aula regular pouco envolvido nesse processo. O que sinaliza, a relevância da Consultoria Colaborativa, envolvendo saúde e educação no processo de inclusão escolar.