Práticas educativas inclusivas:

aproximações entre o DUA e a comunicação alternativa na escola

Authors

  • Salua Farah Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva da UFABC
  • Elizabete Cristina Costa Renders Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Abstract

pesquisas no sentido de ampliar a concepção dos professores sobre a acessibilidade comunicacional. Metodologicamente, trata-se de uma revisão integrativa sobre a Educação Inclusiva, a Comunicação Alternativa e o Desenho Universal para Aprendizagem. Este artigo objetiva, portanto, promover uma reflexão sobre como os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem em interface com a Comunicação Alternativa na escola inclusiva. Como resultados, observou-se que a Comunicação Alternativa é, ainda, um material destinado ao aluno elegível à Educação Especial, sendo um desafio direcioná-lo a todos os estudantes. Ademais, destaca-se o protagonismo do trabalho do professor do Atendimento Educacional Especializado, no que se destina à elaboração e à confecção de recursos para o uso da Comunicação Alternativa, estando o professor de sala de aula regular pouco envolvido nesse processo. O que sinaliza, a relevância da Consultoria Colaborativa, envolvendo saúde e educação no processo de inclusão escolar.

Author Biographies

Salua Farah, Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva da UFABC

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2022). Possui graduação em
Fonoaudiologia pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo
Conselho Federal de Fonoaudiologia. Atualmente é Fonoaudióloga clínica e educacional. É integrante do
GPEEI (Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva da UFABC), destinado ao desenvolvimento de
pesquisas científicas e do ACESSI (Acessibilidade Escolar e Inclusão Social). Email: 

Elizabete Cristina Costa Renders , Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP,
com pesquisas desenvolvidas sobre a educação inclusiva. Professora permanente no Programa de Pós
Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual). É líder do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social) e membro do grupo diretor do INCLUDE - rede internacional de colaboração em pesquisa sobre o design universal para aprendizagem. Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação inclusiva, desenho universal para a aprendizagem, epistemologias emergentes, formação de professores, educação especial na perspectiva inclusiva

Published

2025-02-27

Issue

Section

Artigos