Percepções dos professores sobre a educação a distância:

reflexões sobre a formação continuada para o uso de REA

Authors

  • Alessandra Cristina de Angeli Instituto Federal de Educação do Acre
  • Ricardo dos Santos Pereira IFAC

Abstract

Este trabalho objetivou identificar as percepções dos professores sobre a Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal do Acre (Ifac), buscando consensos sobre as dificuldades e necessidades dos professores EaD, que serão utilizados na elaboração de uma proposta formativa para o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA). Foi desenvolvida uma pesquisa-formação, de natureza
aplicada, nos princípios da modalidade de pesquisa coletiva, na abordagem qualitativa e com objetivos descritivos, realizada por meio de ferramentas digitais, tais como: o questionário no Google Forms, fóruns no Moodle e inseridas ferramentas externas a este ambiente, entre elas: o Padlet e o Mentimeter. Os dados foram analisados por meio das fases da Análise em Espiral de Creswell (2006). Os resultados demostraram o pouco conhecimento dos professores sobre essa modalidade educacional e sobre os REA, como também a necessidade de trabalhar tanto os conhecimentos relacionados aos processos técnicos, para a utilização das TICs, como os processos didáticos pedagógicos adequados à modalidade EAD e ao uso de REA. Assim sendo, é notória a necessidade de se repensar a qualidade política dessa modalidade educacional, principalmente o que diz respeito à dialética entre teoria e prática, a fim de que os conhecimentos possam ser aplicados no cotidiano dos professores.

Author Biographies

Alessandra Cristina de Angeli, Instituto Federal de Educação do Acre

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível (1996); Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT (2021); Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2002); Especialista em Gestão Escolar pela
Universidade Federal de Rondônia (2002); Desde 2015 trabalha como pedagoga na Educação à Distância do Instituto Federal de Educação do Acre - Ifac; Coordenadora pedagógica de Escola Soed (ensino Fundamental e médio); Supervisora e coordenadora pedagógica de Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tancredo de Almeida Neves; Pedagoga nas Medidas Alternativas, Prestação de Serviço à Comunidade-PSC; Pedagoga no sistema Penitenciário; Coordenadora do Núcleo de Apoio a Família do Preso e Egresso; Experiência como Professora na educação infantil (alfabetização), no ensino fundamental e ensino médio. 

Ricardo dos Santos Pereira, IFAC

Licenciatura em Ciências Biológicas (2004) e Bacharelado em Biologia do Desenvolvimento (2005) pela
Universidade Federal Fluminense (IB/UFF). Realizou o Mestrado em Ciências/Bioquímica (2007) pelo
Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ). Concluiu o Doutorado em Ciências/Biologia Celular e Molecular (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e
Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atuou como Professor de Biologia na SEE/RJ (2010) e
como Professor de Ciências na SME/RJ (2011). Atuou como Tutor de Apoio ao Professor no Departamento de Mídias Digitais do CEDERJ (2011/2012), onde trabalhou com o Ensino à Distância (EaD) utilizando a
Plataforma Moodle. Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento em Ciência, Tecnologia e Educação na Amazônia (IFAC-IOC/Fiocruz) em 2013. Atuou como Professor Substituto de Biologia no IFAC entre 2015 e 2017. Atualmente é Professor EBTT/IFAC (Biologia), onde atua no Ensino Médio Integrado (IFAC/CXA), na
Especialização em Educação Profissional e Tecnológica (IFAC/CRB), no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFAC), como Coordenador do Projeto "Espaço IFAC de Ciências" e como Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Biociências (GPEnBio/CNPq/IFAC). Atualmente está desenvolvendo seu Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).  

Published

2025-02-27

Issue

Section

Artigos