Comunicação para todos:

uma análise da divulgação científica de Hugo Fernandes Ferreira no Instagram

Authors

  • Luiz Guilherme de Brito Arduino Universidade Anhembi Morumbi
  • Andréa Catrópa da Silva Catrópa da Silva Universidade Anhembi Morumbi

Abstract

O presente estudo parte do questionamento de quais recursos, por meio de linguagens e meios, podem ser utilizados para ampliar o alcance dos estudos científicos/acadêmicos para além do público de professores e de pesquisadores. Deste modo, objetiva compreender como cientistas e divulgadores de ciência em destaque na mídia atual se comunicam com a sociedade em suas redes sociais. Como objetivos específicos, visam-se: (a) analisar postagens circuladas no Instagram do divulgador de ciência Hugo Ferreira Fernandes e (b) identificar uma forma de divulgação da ciência. Esta pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa, exploratória, do tipo de estudo de caso, obtendo como corpus três postagens. Para a coleta e a análise dos dados, procedeu-se da seguinte forma: (1) seleção das postagens; (2) análise da relevância do conteúdo e engajamento; (3) análise da linguagem verbo-visual e (4) análise a partir dos dez princípios para produção de conteúdo. Os resultados desta pesquisa apontam que não basta colocar conteúdo nas redes sociais, mas há uma necessidade de adaptar a linguagem para que a comunicação seja assertiva, levando uma mensagem para o público-alvo determinado. Neste contexto da comunicação e linguagem, o design tem uma importante relevância, já que por meio do grafismo, da ilustração e da tipologia impactam a atenção das pessoas. Percebe-se, também, que o Hugo Ferreira Fernandes utiliza vídeos em formato de reels, imagens, matérias e tuítes para se comunicar, obtendo uma linguagem próxima da juventude que está presente nas redes sociais, principalmente Instagram, Twitter e Tik Tok.

Author Biographies

Luiz Guilherme de Brito Arduino , Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Mestre em Linguística Aplicada pela
Universidade de Taubaté (UNITAU), especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais, pela Braz
Cubas Educação e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Bolsista
PROSUP/CAPES/ PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi.

Andréa Catrópa da Silva Catrópa da Silva, Universidade Anhembi Morumbi

Professora na área de Teoria, História e Crítica do Design, no PPG-Design da Universidade Anhembi
Morumbi. Estuda as interfaces entre o design, a literatura e a tecnologia. É Doutora (bolsista CNPq) e Mestre (bolsista Fapesp) em Teoria Literária pela FFLCH-USP.

Published

2025-02-27

Issue

Section

Artigos