A mídia e o mercado infantil:
um olhar semiótico sobre suas transformações
Abstract
O objetivo deste artigo é desenvolver uma análise semiótica de um vídeo unboxing, disponibilizado no You Tube para o público infantil, a fim de identificar transformações que permeiam o discurso dessas novas formas de comunicação comercial com as crianças. Trata-se de pesquisa qualitativa, básica e descritiva. O método de análise é a semiótica discursiva. O corpus é formado pelo vídeo Cars Color Changers in Toy Story, de sete minutos, publicado em 11/02/2013, no canal FunToys Collector Disney Toys Review. Tem relevância para os estudos do marketing e do consumo infantil, sendo uma temática atual, presente na sociedade midiatizada contemporânea e ainda pouco explorada, na academia. Os principais resultados indicam que houve um aumento significativo no tempo de exposição da criança a conteúdos publicitários, bem como uma mudança no conteúdo que, agora, é muito mais didático e, ainda, “disfarçado”, o chamado Advertainment, uma mistura de propaganda e entretenimento.