Lean inception aplicado à educação no planejamento de aula para uma classe EJA
Keywords:
Lean Inception; EJA; Matemática; Metodologias Ativas.Abstract
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma nova perspectiva de planejamento de aula a partir do currículo padrão estabelecido, utilizando a técnica de Lean Inception, amplamente disseminada e utilizada no mundo da Tecnologia da Informação (TI). Apropriar-se desta técnica vai requerer algumas adaptações para o contexto da educação e, sobretudo, para a realidade de um aluno na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. No decorrer deste artigo será apresentado o cenário de uma escola pública que lida com a educação de jovens e adultos. Como parte integrante das Metodologias Ativas, pretende-se explicitar o conceito e a definição do método Lean Inception aos alunos e aplicá-lo em situações que envolvem suas rotinas, adaptando-se o plano de aula do componente curricular de matemática. E, finalmente, serão apresentadas também as observações finais com as lições aprendidas a partir desta experiência.