Formação e atuação profissional de contadores angolanos à luz da matriz curricular da UNESC, do ISPTEC e do currículo mundial
Abstract
O Currículo Mundial surgiu da necessidade de uniformizar o ensino da contabilidade para formar contadores capazes de atuar em mercado global. A pesquisa teve por objetivo investigar a formação e a atuação profissional de egressos angolanos à luz da matriz curricular dos cursos de ciências contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) do Brasil, do Instituto Superior
Politécnico (ISPTEC) da Angola e do Currículo Mundial proposto ONU/UNCTAD/ISAR. A pesquisa caracteriza-se como descritiva de abordagem qualitativa por meio de estudo de caso, análise documental e entrevista. Os resultados evidenciaram a adequação dos cursos da UNESC e do ISPETC ao Currículo Mundial de Contabilidade, tanto na perspectiva das matrizes curriculares, quanto na
percepção dos egressos da UNESC no exercício da profissão contábil em Angola. Esse resultado sinaliza que o ensino de ciências contábeis nessas instituições atende aos padrões internacionais de conteúdos de ensino predispostos no Currículo Mundial. A partir das entrevistas com os egressos da UNESC foi possível verificar que os alunos se inseriram com facilidade no mercado trabalho
angolano. Os entrevistados mencionaram que utilizam em grande parte os conhecimentos aprendidos na graduação, destaque para os conteúdos de contabilidade básica, contabilidade gerencial e finanças empresariais. De modo geral, apontaram que os conhecimentos absorvidos durante a graduação no contexto brasileiro foram imprescindíveis no processo de maturação profissional em Angola. Conclui-se que a matriz curricular da UNESC possui convergência com o currículo do ISPTEC, contexto angolano, e com o Currículo Mundial, contexto internacional, e consegue atender às demandas do mercado global, formando profissionais capazes de atuar em contextos locais e internacionais.