Estado do Conhecimento:

avaliação nacional da alfabetização (ANA)

Authors

  • Thamara Maria de Souza Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília

Abstract

O presente estudo foi desenvolvido durante o processo de elaboração do projeto de pesquisa intitulado “Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e a prática docente no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA): estudo de caso na rede pública do Distrito Federal (DF)”, qualificado, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Utilizando a metodologia tipo Estado do Conhecimento buscou-se identificar o que já havia sido realizado, pesquisas acadêmico-científicas, sobre a ANA no período de 2013-2018. Com base nas buscas e leituras das produções acadêmico-científicas é possível afirmar que a temática Avaliação Nacional da Alfabetização é ainda muito restrita.

Author Biographies

Thamara Maria de Souza, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Mestre em Educação pelo Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGE/UCB). Linha de pesquisa: Política,
Gestão, Financiamento e Avaliação da Educação

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília

Jornalista, Relações Públicas, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador
do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGE/UCB). Linha de
Pesquisa Política, Gestão e Avaliação da Educação.

Published

2025-01-22