Um novo comunicar floresce na periferia: a Barra do Ceará via instagram
a Barra do Ceará via instagram
Abstract
A comunicação popular nas periferias de Fortaleza sofreu mudanças ao longo das últimas décadas, desde quando era apenas nas radiadoras, e depois, nas rádios comunitárias (OLIVEIRA, 1994), passando pela experiência de TV comunitária (BRAGA,2010) e site (FERREIRA,2012) até chegar às redes sociais, que avança neste cenário em que sujeitos comuns ganham cada vez mais espaço.
O presente artigo busca perceber as formas de comunicar o bairro Barra do Ceará, localizado na zona oeste da capital cearense, por meio do Instagram. A partir de pesquisa exploratória e entrevistas semiestruturadas observamos o perfil de quatro instagramers ligados e/ou promotores de atividades sociais no bairro, discutiremos a partir do conceito de laços sociais e conexões em Recuero (2011) as formas de comunicar a Barra do Ceará no ambiente digital. Conclui-se que a partir da observação dos perfis e entrevistas semiestruturadas, proporcionou um entendimento inicial desse fenômeno que será aprofundado