Um novo comunicar floresce na periferia: a Barra do Ceará via instagram

a Barra do Ceará via instagram

Authors

  • Myra Stefanni Viana Sales Universidade Federal do Ceará
  • Márcia Antônia Dias Catunda Dias Catunda Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Abstract

A comunicação popular nas periferias de Fortaleza sofreu mudanças ao longo das últimas décadas, desde quando era apenas nas radiadoras, e depois, nas rádios comunitárias (OLIVEIRA, 1994), passando pela experiência de TV comunitária (BRAGA,2010) e site (FERREIRA,2012) até chegar às redes sociais, que avança neste cenário em que sujeitos comuns ganham cada vez mais espaço.
O presente artigo busca perceber as formas de comunicar o bairro Barra do Ceará, localizado na zona oeste da capital cearense, por meio do Instagram. A partir de pesquisa exploratória e entrevistas semiestruturadas observamos o perfil de quatro instagramers ligados e/ou promotores de atividades sociais no bairro, discutiremos a partir do conceito de laços sociais e conexões em Recuero (2011) as formas de comunicar a Barra do Ceará no ambiente digital. Conclui-se que a partir da observação dos perfis e entrevistas semiestruturadas, proporcionou um entendimento inicial desse fenômeno que será aprofundado

Author Biographies

Myra Stefanni Viana Sales, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (2019-2021). Bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2017). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, Assessoria de Comunicação e TV. Cursou História em Universidade Estadual do Ceará até 6.ºsemestre. Cursou Letras Português em Universidade Federal do Ceará até 2° semestre. Estudante de línguas estrangeiras. Estágio voluntário em AD2M Engenharia de Comunicação, entre julho e agosto de 2016. Estágio voluntário em TV Assembleia-Canal 30, entre agosto e dezembro de 2016.
Grande área de pesquisa: Ciências Sociais Aplicada com ênfase em Comunicação Comunitária e Sites de
Redes Sociais. Atualmente, enquanto pesquisa de mestrado, investigo as transformações que a comunicação devnatureza comunitária passou ao longo das décadas de 1980 até os dias atuais, com foco nos sites de redevsocial (Instagram), tendo como bairro específico a Barra do Ceará, bairro localizado na zona Oeste devFortaleza- CE

Márcia Antônia Dias Catunda Dias Catunda, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Published

2025-01-22