Desenvolvimento de materiais didáticos voltados à educação em saúde para sensibilização de futuros profissionais de saúde sobre a inclusão de surdos
Keywords:
Enfermagem; Bioquímica; Surdez; Inclusão; Saúde; Ensino.Abstract
A educação em saúde constitui-se em uma prática fundamental para que o ser humano tenha mais autonomia no cuidado e desenvolvimento da sua saúde, no entanto, percebe-se que a comunidade surda é prejudicada pela falta de acessibilidade em informações em saúde. Este estudo tem como objetivo sensibilizar os discentes do curso de Enfermagem sobre a inclusão por meio da construção de recursos visuais e táteis para divulgação de informações em saúde para a comunidade surda. O público-alvo foram alunos de enfermagem, sendo a pesquisa desenvolvida no contexto da disciplina de bioquímica. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e observacional, com o desenvolvimento de materiais inclusivos e aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas para avaliar a opinião dos alunos e sensibilização após a elaboração dos recursos. O trabalhou gerou como produto, uma estratégia de sensibilização dos alunos de enfermagem em relação à inclusão dos surdos, por meio da produção de recursos didáticos como modelos tridimensionais voltados para o ensino de temas em saúde abordados na disciplina de bioquímica, de forma a atender um público leigo incluindo pessoas surdas. Os alunos desenvolveram 14 materiais visuais sobre temas relacionados à gestação e fertilização e 30 alunos responderam o questionário, com uma opinião positiva sobre a participação nas atividades. Este estudo demonstrou que boa parte dos alunos não domina a Libras, por outro lado, a pesquisa contribuiu de maneira positiva sensibilizando os participantes sobre a importância de promover a educação em saúde inclusiva ao público surdo.