Pedagogias Culturais:

flutuações entre o aprender, o jogar e o empreender

Authors

  • Leonardo Moura Camapani Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Audrei Rodrigo Pizolati Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Abstract

Circunscrito aos Estudos Culturais, este artigo problematiza os discursos e representações presentes entre três artefatos: os filmes AntZ e Bee Movie e o jogo eletrônico League of Legends. Percebe-se deslocamento e articulação para e com um discurso empresarial neoliberal. Assim, enquanto em AntZ há uma oposição ao antigo modelo de gestão social inspirado no fordismo, hierárquico e rígido, o empreender-se é celebrado em Bee Movie no prisma do imediatismo, da flexibilização e do inovar-se
constantemente, o que igualmente se infere nas representações do League of Legends.

Author Biographies

Leonardo Moura Camapani, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestrando em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui Especialização em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em História pela Universidade Luterana do Brasil (2013). Integrante do Grupo de pesquisa EBRAMIC- Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar (CNPq). Tem experiência na área de Educação e atua principalmente nos seguintes temas: jogos digitais, artefatos culturais, História da Educação e Ensino de História

Audrei Rodrigo Pizolati, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e licenciado em História pela
Universidade Luterana do Brasil (2013). Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências,
Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/UNISINOS/CNPq). Tem experiência na área de Educação – História da
Educação, História da Ciência e História Intelectual.

Published

2025-01-22