A CONSTRUÇÃO BIOPOLÍTICA DO SUJEITO PLUS SIZE

Authors

  • Aliana Barbosa Aires Universidade Federal do Piaui

Keywords:

Comunicação. Consumo. Biopolítica. Moda plus size

Abstract

Neste trabalho, abordamos a construção biopolítica do sujeito plus size na e pela comunicação midiática em sua articulação com o consumo. Ao observar o cenário do mercado de moda contemporâneo, constatamos polêmicas significativas envolvendo, por um lado, marcas e consumidoras no contexto midiático e, por outro, evidenciando quetionamentos, críticas e resistências a respeito do empoderamento do corpo dito “plus size” no circuito da moda. A partir da noção de biopolítica, concebida por Foucault (2005 e 2010), e de sua atualização para o nosso tempo, conforme proposição do termo “biossociabilidade” por Paul Rabinow e Nicolas Roses, argumentamos ser possível pensar em uma biossociabilidade do consumo. Deste modo, temos como objetivo problematizar o aparecimento da moda plus size como uma estratégia biopolítica e, a partir da mencionada noção, tecer considerações sobre a biossociabilidade contemporânea e sobre o que denominamos “biossociabilidade do consumo”.

Author Biography

Aliana Barbosa Aires, Universidade Federal do Piaui

Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo. Professora Adjunta em Teorias da
Moda e Comunicação na UFPI

Published

2024-12-28

Issue

Section

Artigos