Cultura de memeficação na internet:

um estudo com o site “museu de memes” sobre a influência da pandemia na comunicação

Authors

  • Carlos Henrique da Costa Barreto Universidade Franciscana (UFN) – Santa Maria
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana (UFN) – Santa Maria

Keywords:

Pandemia, Comunicação, Cultura, Memes, Internet.

Abstract

Este é um estudo produzido durante pandemia da Covid-19 sobre memes e comunicação no cenário brasileiro. Tem por objetivo compreender de que maneira essa extensa crise sanitária se relaciona com uma chamada Cultura de Memeficação compartilhada pelos brasileiros a partir de inferências em diversos cenários cotidianos como a política, televisão, educação, saúde, vida social e diversos outros. O trabalho se específica em contextualizar conceitos chave como internet, comunicação, cultura, memes e suas estruturas – de onde discorre sobre seu caráter discursivo de ironia intertextual e multimodal. Para seu desenvolvimento, foi feito um mapeamento inicial de situações em temática de pandemia no Brasil a partir do amplo acervo digital do site Museu de Memes, de onde foram elencadas, para análise de seus memes, três situações conforme período temporal que ocuparam na pandemia: os memes de “Essa pandemia não vai durar muito”, “Se tomar vacina vai virar jacaré” e “EAD na quarentena”. O trabalho tem natureza qualitativa, caráter exploratório e descritivo, e foi realizado por meio da Análise de Conteúdo. Como resultados, observou-se que os memes são recursos de linguagem que sintetizam a percepção cômica e os discursos de ironia do falante memeficador acerca dos temas memeficados nas três situações escolhidas, o que é fundamentalmente sustentado pela intertextualidade dos elementos que eles utilizam. Evidencia-se uma Cultura de Memeficação a partir do momento em que os leitores, para a compreensão do meme, necessitam partilhar de uma série de outras referências prévias para que possam estabelecer as intertextualidades. Conclui-se, por fim, que igualmente como a vida na pandemia se tornou parte da nossa cultura social, ela consequentemente se torna também parte da nossa cultura de memeficação.

Author Biographies

Carlos Henrique da Costa Barreto, Universidade Franciscana (UFN) – Santa Maria

Bacharel em Publicidade e Propaganda, Pesquisador em Comunicação e Mestrando em Ensino de
Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (UFN) – Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Bolsista CAPES

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana (UFN) – Santa Maria

Doutora em Comunicação, Professora nos cursos de Publicidade e Propaganda, Marketing e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN) – Santa Maria, Rio Grande do Sul,

Published

2024-12-05