Transformações Histórico-Políticas no Curso de Jornalismo no Brasil:
análise de documentos normativos do ensino da área
Abstract
Este artigo apresenta análise documental dos documentos normativos integrantes da legislação educacional do ensino de Jornalismo no Brasil desde os primeiros currículos mínimos até as atuais diretrizes curriculares nacionais do curso de Jornalismo. O objetivo da pesquisa foi o de evidenciar as menções de cidadania e de democracia e suas derivações nos documentos, buscando inferir se esses conceitos correlacionam-se ao ensino de jornalismo no Brasil nos documentos. Também buscouse contextualizar as transformações no curso de jornalismo com foco na legislação educacional em paralelo ao contexto político nacional. Os resultados apresentam que as conceituações sobre democracia e cidadania nos documentos normativos são enunciadas primeiramente à época da ditadura militar, quando o curso de Jornalismo passou a ser ofertado como uma habilitação da Comunicação Social. A cidadania e a democracia são evidenciadas como fundamentos do curso nas
novas diretrizes curriculares do curso de Jornalismo