Transformações Histórico-Políticas no Curso de Jornalismo no Brasil:

análise de documentos normativos do ensino da área

Authors

  • Ângela Teixeira de Moraes Universidade Federal de Goiás
  • Mayara Jordana Sousa Santana Universidade Federal de Goiás (UFG).

Abstract

Este artigo apresenta análise documental dos documentos normativos integrantes da legislação educacional do ensino de Jornalismo no Brasil desde os primeiros currículos mínimos até as atuais diretrizes curriculares nacionais do curso de Jornalismo. O objetivo da pesquisa foi o de evidenciar as menções de cidadania e de democracia e suas derivações nos documentos, buscando inferir se esses conceitos correlacionam-se ao ensino de jornalismo no Brasil nos documentos. Também buscouse contextualizar as transformações no curso de jornalismo com foco na legislação educacional em paralelo ao contexto político nacional. Os resultados apresentam que as conceituações sobre democracia e cidadania nos documentos normativos são enunciadas primeiramente à época da ditadura militar, quando o curso de Jornalismo passou a ser ofertado como uma habilitação da Comunicação Social. A cidadania e a democracia são evidenciadas como fundamentos do curso nas
novas diretrizes curriculares do curso de Jornalismo

Author Biographies

Ângela Teixeira de Moraes, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Doutora no Curso de
Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e no
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG

Mayara Jordana Sousa Santana, Universidade Federal de Goiás (UFG).

Doutoranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de
Goiás (UFG). Jornalista no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Published

2024-12-05