Metajornalismo e Fact-Checking:

análise das fontes de informação da agência aos fatos

Authors

  • Kamila Gonçalves Lopes Universidade Federal do Tocantins
  • Liana Vidigal Rocha Universidade Federal do Tocantins

Abstract

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre o metajornalismo no jornalismo de checagem, através das iniciativas de fact-checking, tendo como objeto de pesquisa a agência de verificação, Aos Fatos. Para isso toma-se o estudo sobre as fontes de informação, metajornalismo e o jornalismo de checagem. Foram identificadas e coletadas notícias checadas pela agência Aos Fatos, para produzir uma amostragem e concluir o papel das fontes de informação atribuídas ao jornalismo de checagem.
Ao concedem a mesma credibilidade e confiabilidade necessárias para o exercício da profissão. Enquanto o metajornalismo pode ser percebido como característica evolutiva do processo comunicativo

Author Biographies

Kamila Gonçalves Lopes, Universidade Federal do Tocantins

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), especialista em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (Anhembi Morumbi), mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi bolsista em Desenvolvimento Tecnológico Industrial CNPq Embrapa (2019-2021). Membro do Grupos de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia - Nepijor (CNPq UFT)

Liana Vidigal Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formada pela Universidade Federal do Espirito Santo (1996). Possui mestrado, doutorado e Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. E professora-associada, na
Universidade Federal do Tocantins, atuando no curso de Jornalismo, na Especialização em Documentação
Audiovisual e no mestrado em Comunicação e Sociedade. Lidera o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e
Multimídia (CNPq) desde 2009.

Published

2024-12-05