Inclusão Social:
o educador superando limites e vencendo preconceitos
Abstract
Neste artigo aborda-se o tema Inclusão social: o educador superando limites e vencendo preconceitos. Para tanto, levanta-se a questão: “Como o educador com deficiência visual tenta superar as suas limitações no ambiente escolar?”. O objetivo é promover uma reflexão sobre a inclusão social dos educadores, conhecendo os desafios, as condições, os recursos e suas limitações no ambiente escolar. Pretende-se com este trabalho observar as dificuldades do educador com deficiência visual e sua própria aceitação. Deste modo, este trabalho poderá ajudar o educador a superar o preconceito enfrentado no cotidiano. A pesquisa trata-se de um estudo de caso realizado com um educador deficiente visual. Foi elaborado um questionário, com o propósito de conhecer os desafios e as superações do educador. O local de estudo será em uma sala da secretaria de educação, em um município do Vale do Paraíba-SP, onde o educador trabalha atualmente ministrando cursos de formação inclusiva para professores. Foram realizadas leituras de referencial bibliográfico para a realização do estudo exploratório com análise qualitativa. Os procedimentos para realização da coleta de dados da pesquisa foram obtidos com a realização de um questionário e visita ao local para verificar as condições de adaptação da educadora. Diante de todos os desafios e superações, concluise que a educadora com deficiência visual soube defrontar o preconceito e as limitações, trabalhando em prol da inclusão.