A organização da informação hipertextual no artigo jornalístico:

em busca das marcas ideológicas

Authors

  • Priscila Maria dos Anjos UNIFATEA
  • Walter Moreira UNESP

Abstract

Neste estudo discutem-se alguns aspectos do artigo jornalístico hipertextual buscando-se encontrar suas marcas ideológicas. Pressupõe que a escolha do elemento de contato com outros textos (links), na produção de um artigo, deixa transparecer a ideologia do autor e da instituição que representa. Pretende-se com isto, oferecer ao leitor menos experiente de textos noticiosos, condições para que possa desenvolver leitura mais profícua. Defende-se que a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto e que requer a presença de um leitor ativo, capaz de construir novos significados. Estabelece-se como objetivo geral para este estudo a identificação das marcas ideológicas presentes no hipertexto e sua relação com a leitura crítica das mídias. Trata-se da temática com atenção especial aos seus aspectos educacionais, visando-se a compreensão da realidade com a qual os educadores devem se familiarizar para que os processos de educação para os meios se tornem mais eficazes.

Author Biographies

Priscila Maria dos Anjos, UNIFATEA

Licenciada em Letras, com habilitação em Língua Inglesa, pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila - FATEA

Walter Moreira, UNESP

Doutor em Ciência da Informação pela ECA/USP. Mestre em Biblioteconomia e Documentação pela PUCCamp. Bacharel em Biblioteconomia pela FATEA. Docente pesquisador do Departamento de Ciência da Informação/Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP – Câmpus de Marília-SP

Published

2024-11-21

Issue

Section

Artigos