Prática audiovisual e estilos de aprendizagem:

caminhos para combater a evasão e a retenção

Authors

  • Vanessa Matos dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

A evasão e a retenção têm se configurado hoje como dois dos maiores desafios para o ensino superior, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Neste sentido, este artigo apresenta os resultados obtidos com a utilização da metodologia dos estilos de aprendizagem no desenvolvimento de audiovisuais baseados nos quatro diferentes estilos propostos por Alonso, Gallego e Honey (2007). Relata-se aqui o percurso desenvolvido para a execução das atividades voltadas para o desenvolvimento dos estilos através da prática audiovisual. Destaca-se o fato de que os estilos não são rótulos para catalogação de alunos e sim uma metodologia de ensino que implica uma didática específica e, nesse sentido, a prática audiovisual tem muito a oferecer.

Author Biography

Vanessa Matos dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em regime de dedicação
exclusiva com atuação também no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE). Atua também na Especialização em Mídias na Educação (UFU). Presidente do Conselho Curador da Fundação Rádio e Televisão Universitária de Uberlândia (RTU). Possui graduação em Comunicação Social -Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araraquara com estágio doutoral no exterior realizado na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) em Madrid (Espanha). Também é doutora em Meios e Processos Audiovisuais (Comunicação) pela Universidade de São Paulo (USP). 

Published

2024-10-24