Anúncios que divertem ou irritam:
uma análise dos modos de apropriação do público infantil sobre a publicidade em sites de jogos
Keywords:
Publicidade Infantil; Infância; Internet;Jogos Online; Educação.Abstract
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem como objetivo analisar, qualitativamente, se e como as crianças compreendem os anúncios veiculados nos sites de jogos, bem como a percepção delas sobre as influências desse conteúdo no seu cotidiano. À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-intervenção, foi realizada uma oficina com crianças de 10 e 11 anos da cidade de Niterói-RJ. Verificou-se que o público infantil tende a ter dificuldade em identificar como sendo publicidade os conteúdos que não apresentam apelo ao consumo explicitamente e que apareçam hibridizados com entretenimento. Ademais, constatou-se que a publicidade influencia os desejos de consumo das crianças, acarretando, muitas vezes, sentimentos negativos e estresse familiar.