Tramas identitárias:

mobilidade, negociação e ressignificção na dimensão comunicativa coletiva dos alunos do Colégio Estadual do Paraná

Authors

  • Patricia Goedert Melo UFPR
  • Regiane Regina Ribeiro UFPR

Keywords:

Identidade; Comunicação; Juventude; Colégio Estadual do Paraná

Abstract

O artigo tem por objetivo discorrer sobre a relação da dimensão comunicativa com a formação identitária dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná (Curitiba/Brasil). O texto buscou embasamento teórico nas obras de Stuart Hall (2013, 2014a, 2014b), Kathryn Woodward (2014) e Denys Cuche (2002) – articulado a autores que discutem a juventude (CARRANO, 2013; CARRANO e DAYRELL, 2014). A metodologia seguiu a perspectiva transmetodológica e se apoiou nos seguintes métodos: Grupo de Discussão e Discurso do Sujeito Coletivo. O resultado aponta que esses jovens reconstroem permanentemente a identidade coletiva, sobretudo quando ligada às práticas e às ações que demandam produções de grupo. Isso leva a crer que as identidades são ressignificadas dentro e não fora da problemática comunicativa. Tal reflexão remete à processualidade da formação identitária, que ganha materialidade quando vista pelas lentes da comunicação entrelaçada à cultura.

Author Biographies

Patricia Goedert Melo, UFPR

Mestra pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), jornalista e publicitária. Atua na equipe da Agência
Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da Universidade Federal do Paraná

Regiane Regina Ribeiro, UFPR

Docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Seus trabalhos mais importantes são: Comunicando diferenças: os processos de hibridização a partir da leitura de la différance nos Estudos Culturais (2014), O fandom e seu potencial como comunidade interpretativa. Culturas Midiáticas (2016), Jovens, consumo e convergência midiática (2017)

Published

2024-10-24