Reflexões sobre a relação entre ensino e audiovisual no Brasil

Authors

  • Mayara Santos Maciel UFPA
  • Guaciara Barbosa de Freitas UFPA

Abstract

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) constantemente reconfiguram diversos setores sociais, entre eles a educação. Uma nova cultura comunicativa emerge e oferece outras possibilidades de interação social, permitindo a produção e a distribuição de mensagens em diferentes linguagens, inclusive a audiovisual. Assim, questionamo-nos sobre como incorporar essa linguagem nas práticas pedagógicas do Ensino Superior, de modo a incentivar a autonomia e a participação do aluno na construção de seus próprios conhecimentos. O objetivo deste trabalho é reunir referências para pensar a incorporação das tecnologias audiovisuais no Ensino Superior, vislumbrando uma construção ativa e autônoma de saberes pelos discentes. Como principais referências utilizamos o conceito de Racionalidade da Relevância, apresentado por Orozco Gómez (1998, 2002) e as considerações Heidegger (1994) sobre a Essência da Técnica. Por meio de pesquisa da pesquisa (BONIN, 2011), reunimos artigos científicos produzidos no Brasil que relatam experiências diferenciadas de inserção/produção de audiovisual no Ensino Superior. A partir da análise dos trabalhos, percebemos que a introdução do audiovisual no ensino pode ser viabilizada como alternativa metodológica, permitindo que o aluno seja cada vez mais autônomo e absorva conteúdos com mais facilidade. Também por meio da pesquisa, defendemos que a incorp oração de recursos tecnológicos no ensino brasileiro, do nível básico ao superior, deve responder a um objetivo de conduzir os estudantes à autonomia e à cidadania.

Author Biographies

Mayara Santos Maciel, UFPA

Mestranda em Ensino no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em
Metodologias de Ensino Superior, do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão –
Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela
UFPA.

Guaciara Barbosa de Freitas, UFPA

Professora colaboradora do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – UFPA. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2011), mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2002), graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1998). Estágio Pós-Doutoral (PNPD- Capes) realizado junto ao Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia - UFPA (2018).

Published

2024-10-24