ARGUMENTAÇÃO E PROVA ENVOLVENDO CONCEITOS DE MÚLTIPLOS E DIVISORES:

UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Marcílio Farias da Silva UNIFATEA

Keywords:

Argumentação, provas, múltiplos, divisores, ferramenta computacional

Abstract

O propósito deste artigo é elaborar e analisar uma sequência didática para o ensino e aprendizagem de provas e argumentações, destinada aos alunos de 9º. Ano do Ensino Fundamental, utilizando uma ferramenta computacional. Todo experimento foi desenvolvido no âmbito do projeto argumentação e prova na matemática escolar (AProvaME), que tem como objetivo construir um mapa sobre as concepções de argumentação e prova de alunos do Estado de São Paulo.A elaboração da sequência foi inspirada no questionário de Álgebra do projeto AProvaME e fundamentada e analisada sob a perspectiva da classificação de provas de Balacheff (1988), das idéias relacionadas aos papéis e funções das provas de De Villiers (2001) e nas sugestões apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Author Biography

Marcílio Farias da Silva, UNIFATEA

Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP (2008). Coordenador do Curso de Licenciatura em Computação das Faculdades Integradas Teresa D’Avila e professor universitário e educador da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo

Published

2024-10-16

Issue

Section

Artigos