CORPO E MÍDIA:

a moda como ferramenta de comunicação

Authors

  • Gabriela Aparecida Santos de Oliveira UNIFATEA
  • Victor Augusto Fabbron Nogueira UNIFATEA
  • Flávia Gabriela da Costa Rosa UNIFATEA

Abstract

O artigo a seguir explora a interseção entre corpo, mídia, moda e cultura,  como essas áreas se interrelacionam na construção de identidades e na comunicação social, especialmente no contexto de produções audiovisuais. A moda é uma forma poderosa de autoexpressão e uma ferramenta de comunicação cultural. Historicamente, a humanidade sempre buscou meios de registrar
e transmitir suas experiências e identidades, desde as pinturas rupestres até os dias atuais. Este artigo explora a evolução do corpo como meio de comunicação primordial para incorporar a moda como uma forma de mídia que reflete e influencia identidades sociais e culturais. A comunicação humana remonta às representações mais antigas, como as pinturas rupestres, onde a linguagem corporal era o principal meio de interação. Com o tempo, expressões corporais se consolidaram como uma mídia primária, transmitindo pensamentos, emoções e identidades. A moda, enquanto fenômeno sociocultural, vai além da vestimenta, comunicando identidades sociais, status e valores culturais. Ela funciona como um mecanismo de diferenciação e integração social, refletindo e influenciando culturas, e simbolizando a modernidade, buscando constante novidade e ruptura com o passado, funcionando como meio de comunicação onde o corpo transmite mensagens complexas sem aparatos tecnológicos. Utilizando uma abordagem qualitativa e fundamentada em uma revisão bibliográfica detalhada, o artigo busca compreender como esses elementos contribuem para a formação e expressão de identidades culturais contemporâneas e de que maneira essas interações são representadas e comunicadas em produções audiovisuais. Para a pesquisa, utilizou-se de referencial teórico que subsidiam as discussões sobre imagem, corpo e mídia, com destaque para o autor Gilles Lipovetsky. O objetivo é possibilitar uma discussão sobre a utilização do corpo como emissor de mensagem, na compreensão sobre o movimento cultural e articulador que é a moda. Espera-se com este trabalho, abrir um debate sobre de que forma, em cada período, a moda é um recorte do comportamento social do indivíduo, e também da sua manifestação no mundo. No cinema e na televisão, a moda ajuda a definir personagens e criar ambientes imersivos, comunicando valores, atitudes e comportamentos. Os figurinos desempenham um papel essencial na narrativa visual, como exemplificado em produções como “Jogos Vorazes”, “Pose” e “Cruella”. O vestuário carrega uma carga simbólica que enriquece a história, oferecenndo ao espectador
uma experiência mais profunda e conectada emocionalmente

Author Biographies

  • Gabriela Aparecida Santos de Oliveira, UNIFATEA

    Graduada em jornalismo pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila

  • Victor Augusto Fabbron Nogueira, UNIFATEA

    Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila.

  • Flávia Gabriela da Costa Rosa, UNIFATEA

    Doutora em Comunicação pela UNIP - Universidade Paulista e Mestre em Comunicação e Cultu
    ra Midiática pela mesma instituição (Bolsista CAPES - PROSUP). Faz parte do grupo de pesquisa
    em Mídia e Estudos do Imaginário da UNIP. Bacharel em Comunicação com habilitação em
    Jornalismo pelo UNIFATEA - Centro Universitário Teresa D’ Ávila, pós-graduada em Assessoria,
    Comunicação e Marketing pela UNITAU - (Universidade de Taubaté). MBA em Marketing e Ne
    gócios pelo UNISAL (Centro Universitário Salesiano). Pós-graduanda em Psicologia Positiva pela
    PUCRS. Pós-graduada em Psicologia Analítica pelo Cejaa

Published

2025-04-15