Metajornalismo e Fact-Checking:

análise das fontes de informação da agência aos fatos

Authors

  • Kamila Gonçalves Lopes Universidade Federal do Tocantins
  • Liana Vidigal Rocha Universidade Federal do Tocantins

Abstract

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre o metajornalismo no jornalismo de checagem, através das iniciativas de fact-checking, tendo como objeto de pesquisa a agência de verificação, Aos Fatos. Para isso toma-se o estudo sobre as fontes de informação, metajornalismo e o jornalismo de checagem. Foram identificadas e coletadas notícias checadas pela agência Aos Fatos, para produzir uma amostragem e concluir o papel das fontes de informação atribuídas ao jornalismo de checagem.
Ao concedem a mesma credibilidade e confiabilidade necessárias para o exercício da profissão. Enquanto o metajornalismo pode ser percebido como característica evolutiva do processo comunicativo

Author Biographies

  • Kamila Gonçalves Lopes, Universidade Federal do Tocantins

    Jornalista graduada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), especialista em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (Anhembi Morumbi), mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi bolsista em Desenvolvimento Tecnológico Industrial CNPq Embrapa (2019-2021). Membro do Grupos de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia - Nepijor (CNPq UFT)

  • Liana Vidigal Rocha, Universidade Federal do Tocantins

    Jornalista formada pela Universidade Federal do Espirito Santo (1996). Possui mestrado, doutorado e Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. E professora-associada, na
    Universidade Federal do Tocantins, atuando no curso de Jornalismo, na Especialização em Documentação
    Audiovisual e no mestrado em Comunicação e Sociedade. Lidera o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e
    Multimídia (CNPq) desde 2009.

Published

2024-12-05