A organização da informação hipertextual no artigo jornalístico:

em busca das marcas ideológicas

Authors

  • Priscila Maria dos Anjos UNIFATEA
  • Walter Moreira UNESP

Abstract

Neste estudo discutem-se alguns aspectos do artigo jornalístico hipertextual buscando-se encontrar suas marcas ideológicas. Pressupõe que a escolha do elemento de contato com outros textos (links), na produção de um artigo, deixa transparecer a ideologia do autor e da instituição que representa. Pretende-se com isto, oferecer ao leitor menos experiente de textos noticiosos, condições para que possa desenvolver leitura mais profícua. Defende-se que a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto e que requer a presença de um leitor ativo, capaz de construir novos significados. Estabelece-se como objetivo geral para este estudo a identificação das marcas ideológicas presentes no hipertexto e sua relação com a leitura crítica das mídias. Trata-se da temática com atenção especial aos seus aspectos educacionais, visando-se a compreensão da realidade com a qual os educadores devem se familiarizar para que os processos de educação para os meios se tornem mais eficazes.

Author Biographies

  • Priscila Maria dos Anjos, UNIFATEA

    Licenciada em Letras, com habilitação em Língua Inglesa, pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila - FATEA

  • Walter Moreira, UNESP

    Doutor em Ciência da Informação pela ECA/USP. Mestre em Biblioteconomia e Documentação pela PUCCamp. Bacharel em Biblioteconomia pela FATEA. Docente pesquisador do Departamento de Ciência da Informação/Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP – Câmpus de Marília-SP

Published

2024-11-21

Issue

Section

Artigos