Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom <p>A revista ECCOM, ou Educação, Cultura e Comunicação, é uma publicação semestral que tem como proposta publicar, divulgar e socializar trabalhos de pesquisa inéditos relacionados com as áreas de Comunicação Social, Educação e Cultura reunidos nos grandes temas: Educomunicação, Crítica de Mídia, Educação e cidadania, Novas tecnologias, Sociedade e Cultura, Linguagem midiática, Responsabilidade social e História e evolução da Comunicação.</p> <p><br />É uma Revista semestral do Centro Universitário Teresa D'Ávila (UNIFATEA), Lorena, São Paulo, editada pela Coordenação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) que, da data de sua primeira edição até o dia de hoje, contabiliza 14 volumes, 28 edições e 524 artigos.</p> pt-BR revistas@unifatea.edu.br (Sonia Maria Gonçalves Siqueira) revistas@unifatea.edu.br (SONIA MARIA GONCALVES SIQUEIRA) Thu, 27 Feb 2025 21:32:25 +0000 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 ECCOM -páginas iniciais http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/583 <p>ECCOM - ECCOM – Revista de Educação, Cultura e Comunicação</p> <p>Vol. 14; n. 27; 2023</p> admin Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/583 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Editorial http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/584 <p>ECCOM - Editorial</p> Neide Aparecida Arruda de Oliveira Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/584 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Comunicação para todos: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/585 <p>O presente estudo parte do questionamento de quais recursos, por meio de linguagens e meios, podem ser utilizados para ampliar o alcance dos estudos científicos/acadêmicos para além do público de professores e de pesquisadores. Deste modo, objetiva compreender como cientistas e divulgadores de ciência em destaque na mídia atual se comunicam com a sociedade em suas redes sociais. Como objetivos específicos, visam-se: (a) analisar postagens circuladas no Instagram do divulgador de ciência Hugo Ferreira Fernandes e (b) identificar uma forma de divulgação da ciência. Esta pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa, exploratória, do tipo de estudo de caso, obtendo como corpus três postagens. Para a coleta e a análise dos dados, procedeu-se da seguinte forma: (1) seleção das postagens; (2) análise da relevância do conteúdo e engajamento; (3) análise da linguagem verbo-visual e (4) análise a partir dos dez princípios para produção de conteúdo. Os resultados desta pesquisa apontam que não basta colocar conteúdo nas redes sociais, mas há uma necessidade de adaptar a linguagem para que a comunicação seja assertiva, levando uma mensagem para o público-alvo determinado. Neste contexto da comunicação e linguagem, o design tem uma importante relevância, já que por meio do grafismo, da ilustração e da tipologia impactam a atenção das pessoas. Percebe-se, também, que o Hugo Ferreira Fernandes utiliza vídeos em formato de reels, imagens, matérias e tuítes para se comunicar, obtendo uma linguagem próxima da juventude que está presente nas redes sociais, principalmente Instagram, Twitter e Tik Tok.</p> Luiz Guilherme de Brito Arduino , Andréa Catrópa da Silva Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/585 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Disciplinas determinantes do desempenho acadêmico: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/586 <p>O estudo buscou identificar a influência das disciplinas básicas na nota média dos graduandos do curso de Ciências Contábeis. A pesquisa foi realizada com dados de 204 estudantes, formados entre os anos de 2014 a 2018. Os resultados apontam que 40% destes estudantes já fizeram exames em alguma etapa do curso, sua maioria, cerca de 85%, são oriundos de escola pública, as disciplinas tem taxa de reprovação similares, também se constatou que os discentes aprovaram com nota média de 5,33 e que o efeito das disciplinas iniciais de contabilidade na nota média dos estudantes é positivo nas disciplinas de contabilidade introdutória e básica III, negativo para a disciplina básica II e não significativo para a disciplina básica I, a um nível de significância de 10%.</p> Luisi Corvo Costa, Débora Gomes de Gomes, Rodrigo Nobre Fernandez, Anderson Betti Frare Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/586 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Utilização dos computadores como ferramentas didáticas auxiliares para o aprendizado através da modelagem matemática baseada na Teoria Construtivista Piagetiniana http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/587 <p>Esse trabalho visa contribuir para o ensino infantil, utilizando a modelagem matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como metodologias ativas. A modelagem matemática aliada com a teoria construtivista de Piaget, são apresentadas nesse trabalho como uma ferramenta visando auxiliar docentes a como transmitir o conhecimento para os alunos de maneira clara e eficiente e também com o preparo das aulas. Em relação as TIC’s vem ganhando cada vez mais espaço no cenário educacional, tecnologias, aparelhos tecnológicos e os aplicativos passam fazer parte do cotidiano dos discente. Com isso, os aplicativos podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no ensino principalmente o infantil. Por meio dessa concepção propõe utilização do computador e aplicativos educacionais, como ferramenta favorável ao processo de ensino-aprendizagem, com intuito de deixar a aula mais atrativa e lúdica, visando melhorar o desempenho dos discentes nas atividades acadêmicas. Com isso o discente sente-se motivado e confiante ao entender o objetivo de seu estudo, buscando recursos que possibilitem um maior proveito dos conteúdos ensinados, desenvolvendo assim suas habilidades para um conhecimento prévio e construtivo.</p> Ramon Oliveira Borges dos Santos, Any Moraes Rosa , Adriano Carlos Moraes Rosa Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/587 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Relações Étnico-Raciais e a Educação Escolar Quilombola: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/588 <p>Na sociedade do aqui e do agora (capitalista), marcada pelo preconceito, racismo, sexismo,intolerância e discriminação aos grupos LGBTQIAP+, pretos, mulheres, obesos, indígenas e quilombolas, faz-se necessário lutar e construir uma educação antirracista e inclusiva para alcançar a dignidade humana, o equilíbrio planetário, a emancipação e a paz mundial. Nesse sentido, este texto tem o propósito de apresentar os desafios e as possibilidades de se trabalhar as relações étnico raciais na Educação Escolar Quilombola. Como específicos: descrever a Educação Escolar Quilombola, identificar as potencialidades das Relações étnico-raciais e refletir sobre o papel da escola no combate ao racismo. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo exploratória e como método, a pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados utilizou-se a observação participante e para interpretação dos dados a análise qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 25, sendo seis professores, 10 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e nove estudantes do Ensino Médio. A atividade pedagógica trouxe contribuições para o campo da Educação Escolar Quilombola, para a educação antirracista e a atitude da escola no combate ao racismo. Os resultados evidenciaram que os estudantes tinham pouco conhecimento sobre racismo, a necessidade de a escola ser um espaço de combate ao racismo e de todas as suas nuances que perpassam a sociedade, demanda formação continuada na perspectiva antirracista para os professores, e, ainda, carência de políticas públicas, sociais, afirmativas e educacionais para a Educação Escolar Quilombola.</p> Hélio Rodrigues dos Santos , Geraldo Eustáquio Moreira Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/588 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 O engano, a doença, a morte: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/589 <p>Este artigo examina como os enunciados falsos que circularam nas redes sociotécnicas durante a pandemia da Covid-19 empregaram técnicas jornalísticas simuladas, buscando produzir efeitos de verdade. Para isso, estudamos a circulação dos enunciados falsos durante a crise sanitária, examinando a produção de textos simulacrais; em seguida, empreendemos a análise discursiva propriamente dita dos enunciados falsos, a partir de Maingueneau e Charaudeau, com corpus de pesquisa constituído por 23 postagens verificadas pela agência de checagem Comprova, nos meses de agosto e setembro de 2020. Nessa pesquisa foi possível descrever quais foram as características do texto jornalístico tradicional adotadas pelos produtores de conteúdos falsos e como a partir daí foi criado um simulacro de contrato de comunicação da imprensa tradicional.&nbsp;</p> Vinicius Prates Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/589 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Tecnologias de comunicação na construção da identidade e da memória social http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/590 <p>integrar diversas habilidades em um contexto complexo no uso da linguagem. Com a proposta de trazer conteúdos informativos, culturais e essenciais à organização e valorização do trabalho desenvolvido pelos movimentos sociais organizaram-se redes de parceiros cujo objetivo é a construção de um núcleo permanente de comunicação, com a perspectiva de fortalecer a comunicação como ferramenta para a luta pela terra. Através de observações de campo e do desenvolvimento de pesquisas qualitativas através da história oral, foi possível apreender que a comunicação através dos meios digitais e radiofônicos contribuiu para a organização da luta pela terra, de coletivos para discutir aspectos socioculturais e como base para o multiletramento. Esta rede de comunicação permitiu que estes grupos superassem o protagonismo local e promoveu a articulação de memórias sociais correlacionadas com os campos dos afetos.</p> Marcella Gomez Pereira Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/590 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Tensionamentos e reflexões para a observação de marcas: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/591 <p>Esse trabalho reflete sobre a importância de se constituir observatórios para produção de críticas sobre marcas (SEMPRINI, 2006) e publicidade para promoção da cidadania. Enfatizamos a necessidade de criar uma cultura de observação das marcas a partir do que identificamos no contexto da pandemia da Covid-19. Realizamos o estudo de, pelo menos, uma cenografia de marca (SOARES, 2018) para cada uma dessas categorias, a partir dos pressupostos teóricos da Análise Francesa de Discurso (MAINGUENEAU, 2001). Resultados preliminares apontam a importância de se constituir uma perspectiva cidadã, responsável e dialógica pensando no impacto do discurso das marcas no processo de constituição de identidades coletivas na contemporaneidade (QUESSADA, 2003). Esse aspecto pode ser impulsionado pelo trabalho de observação constante realizado por observatórios (POMPEU et al. 2021).</p> Nelson Soares , Fernanda Vasques Ferreira Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/591 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 O potencial das mídias sociais para uma educação em favor da verdade científica: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/592 <p>Este artigo objetiva trazer reflexões sobre a aptidão das mídias sociais, hipermidiáticas, de serem ferramentas de conhecimento para crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, auxiliando na formação de leitores críticos em relação à veracidade das informações veiculadas na internet, promovendo a valorização da ciência, da cidadania, da ética. Para dar materialidade ao nosso estudo, selecionamos do Youtube o canal Manual do Mundo, a fim de verificar o quanto a forma e os conteúdos transmitidos estão em consonância com tais valores, tendo como base indicadores de competência midiática listados por Ferrés e Piscitelli (2015), sobretudo o voltado à ética. Esperamos que este artigo possa contribuir com estudos sobre a utilização de mídias sociais para fins educacionais.</p> Angelica Caniello , Luciana Coutinho Pagliarini de Souza Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/592 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Percepções dos professores sobre a educação a distância: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/593 <p>Este trabalho objetivou identificar as percepções dos professores sobre a Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal do Acre (Ifac), buscando consensos sobre as dificuldades e necessidades dos professores EaD, que serão utilizados na elaboração de uma proposta formativa para o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA). Foi desenvolvida uma pesquisa-formação, de natureza <br>aplicada, nos princípios da modalidade de pesquisa coletiva, na abordagem qualitativa e com objetivos descritivos, realizada por meio de ferramentas digitais, tais como: o questionário no Google Forms, fóruns no Moodle e inseridas ferramentas externas a este ambiente, entre elas: o Padlet e o Mentimeter. Os dados foram analisados por meio das fases da Análise em Espiral de Creswell (2006). Os resultados demostraram o pouco conhecimento dos professores sobre essa modalidade educacional e sobre os REA, como também a necessidade de trabalhar tanto os conhecimentos relacionados aos processos técnicos, para a utilização das TICs, como os processos didáticos pedagógicos adequados à modalidade EAD e ao uso de REA. Assim sendo, é notória a necessidade de se repensar a qualidade política dessa modalidade educacional, principalmente o que diz respeito à dialética entre teoria e prática, a fim de que os conhecimentos possam ser aplicados no cotidiano dos professores.</p> Alessandra Cristina de Angeli , Ricardo dos Santos Pereira Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/593 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Identificando o amido em alimentos do cotidiano e a ação da enzima amilase salivar na Banana: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/594 <p>No ensino médio, a bioquímica é encarada pelos alunos como complexa, com termos e processos desafiadores. Somado a isso, em tempos atuais de pandemia, surgem muitos desafios para tornar as aulas virtuais mais cativantes e motivadoras. Na literatura, vários autores relatam o uso de atividades práticas com o intuito de promover uma melhor contextualização do ensino e instigar a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho é facilitar a aprendizagem de conceitos ligados à Bioquímica e outras áreas da Biologia com a proposta de uma atividade prática na determinação do amido por meio do lugol à 5% em alimentos do cotidiano, aplicado aos alunos do ensino médio na disciplina de Biologia. Na segunda parte da aula, é proposto o teste da amilase salivar na degradação do amido na banana, correlacionando com aspectos ligados a proteínas e enzimas. Assim, não é necessário um laboratório equipado para a realização da atividade experimental proposta, permitindo que os alunos possam replicá-la em suas casas mediante a explicação ou demonstração prévia do professor, utilizando-se materiais simples e de baixo custo. Após concluída a atividade os alunos terão seus resultados anotados e enviados ao professor para discussões futuras. Como principal impacto, a atividade proposta permite aproximar a Bioquímica do cotidiano dos alunos, facilitando sua contextualização, além de promover a ótica da experimentação científica. </p> Tiago Maretti Gonçalves Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/594 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Trash talks: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/595 <p>O UFC é um dos mais famosos eventos de M.M.A. do mundo. Eventos que rendem milhões de dólares, detém em sua rotina publicitária ofensas entre lutadores, criando um clima de revanchismo objetivando alavancar as vendas. Estaria de fato a violência entre os fatores de aumento de vendas no UFC? Quais as possíveis associações entre violência e artes marciais nas construções simbólicas de seus espectadores? O objetivo do presente estudo é o de verificar a existência de elementos comuns, que aludam a violência, entre os eventos de maior sucesso financeiro do UFC e suas possíveis repercussões sociais nas construções coletivas sobre artes marciais e violência. Foram analisadas as 5 mais lucrativas edições do UFC e sua repercussão midiática através das falas do lutadores em redes sociais e notícias atreladas ao combate. Constatou-se como elementos comuns: a utilização de trash <br>talks e a presença do lutador Conor Mcgregor. Assim, a violência repudiada pela sociedade, se apresenta entre os principais atrativos do show promovido pelo UFC.&nbsp;</p> Luiz Felipe Machado Pinto Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/595 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Homem também pode fazer skincare? http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/597 <p>Embora os homens sofram pressões para atingir determinados padrões de beleza, alguns atos de consumo voltados à aparência masculina são mais legitimados socialmente do que outros, uma vez que dialogam com discursos da masculinidade hegemônica. A partir desse pressuposto, o objetivo do presente artigo é analisar, a partir dos pressupostos metodológicos da Análise do Discurso de Linha Francesa, a convocação discursiva ao consumo masculino em produções midiáticas que dão dicas de skincare para homens. Serão abordadas a forma como são articulados os discursos sobre capital corporal e gênero nessas produções. No corpus, é possível observar a articulação de discursos compensatórios de masculinidades e performatividades hiperbólicas de gênero que são acionadas como formas discursivas de convocação ao consumo de cosméticos para homens.</p> Eliza Bachega Casadei Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/597 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Práticas educativas inclusivas: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/598 <p>pesquisas no sentido de ampliar a concepção dos professores sobre a acessibilidade comunicacional. Metodologicamente, trata-se de uma revisão integrativa sobre a Educação Inclusiva, a Comunicação Alternativa e o Desenho Universal para Aprendizagem. Este artigo objetiva, portanto, promover uma reflexão sobre como os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem em interface com a Comunicação Alternativa na escola inclusiva. Como resultados, observou-se que a Comunicação Alternativa é, ainda, um material destinado ao aluno elegível à Educação Especial, sendo um desafio direcioná-lo a todos os estudantes. Ademais, destaca-se o protagonismo do trabalho do professor do Atendimento Educacional Especializado, no que se destina à elaboração e à confecção de recursos para o uso da Comunicação Alternativa, estando o professor de sala de aula regular pouco envolvido nesse processo. O que sinaliza, a relevância da Consultoria Colaborativa, envolvendo saúde e educação no processo de inclusão escolar.</p> Salua Farah, Elizabete Cristina Costa Renders Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/598 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Do chuvisco à alta definição: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/596 <p>O presente artigo tem o objetivo principal de relatar a história televisão na cidade de Itajaí (SC), no período anterior à fundação da Associação Itajaiense de Telespectadores, em 1966, quando não havia nenhum sinal de TV na região, até a instalação dos canais digitais na década de 2010. Entre os objetivos específicos, estão apontar os responsáveis por implantar as primeiras retransmissoras de TV na cidade, bem como os motivos para tal e identificar a quem pertenciam cada um desses canais. Os recursos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica e documental e entrevistas semiestruturadas com historiadores, engenheiros e políticos da cidade. Algumas das conclusões a que se chega é que atravessamentos de natureza política e mercadológica definiram o ecossistema midiático em Itajaí, além de intensa movimentação societária e de mudança de nomenclatura de geradoras.</p> Carlos Roberto Praxedes dos Santos , Camila Maurer Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/596 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Mídia e representação social: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/599 <p>Este artigo analisa a repercussão na mídia das polêmicas entre grupos sociais envolvendo o filme <strong>Marighella</strong> (2019). Enquanto membros da esquerda do Brasil sustentam que este personagem histórico foi um herói na luta contra a ditadura, a direita o identifica como terrorista. A partir das contribuições de Howard Becker (2009) sobre moralidade e feitura das representações, busca-se apreender como a mídia abordou e, consequentemente, produziu a sua própria representação deste embate entre grupos divergentes. Essa discussão é relevante devido ao papel da mídia na representação e mediação da realidade que orienta, dentro de certos limites, a conduta dos usuários.</p> Sebastião Avelar Brito Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/599 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 A criança e os Centros de Educação Infantil http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/600 <p>O presente estudo busca refletir sobre as relações sociais e culturais que estão presentes nos Centros de Educação Infantil e acontecem entre as crianças e os agentes educacionais, principalmente entre as crianças e os seus professores. Para fundamentar as discussões teremos como principal referencial teórico textos de Vigotski, Leontiev, Charlot e Mello, portanto, a Teoria histórico-cultural embasará nossa reflexão. Compreendemos que essas relações são resultados de processos históricos e de interesses sociais e econômicos, que não estão comprometidos com uma educação para a emancipação, mas sim em uma educação que não respeita as características do desenvolvimento infantil, que foca no individualismo, na competitividade, na disciplina e na obediência.</p> Alice Regina Hunhoff , Janaina Damasco Umbelino Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/600 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Gênero e o trabalho da enfermagem em narrativas de experiências vividas na pandemia de Covid-19 http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/601 <p>O estudo tem como objetivo geral compreender, à luz da perspectiva de gênero, o significado que as enfermeiras atribuem às suas experiências vividas como mulheres e profissionais no contexto da pandemia da Covid-19, a partir das suas narrativas orais de histórias de vida. Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, pautada nos pressupostos teórico-metodológicos da história oral e da perspectiva de gênero. Os dados foram coletados através de entrevista em profundidade e contou com a participação de sete enfermeiras, atuantes em serviços públicos do município de São Caetano do Sul. As narrativas foram gravadas, transcritas e analisadas para apreender os significados, interpretar e discutir à luz da categoria gênero. A partir da interpretação, foram construídas duas categorias: os estereótipos e desigualdades de gênero na construção da identidade das enfermeiras; e a pandemia de Covid-19 potencializando as contradições de gênero na realidade das enfermeiras. Dentre os significados destacaram-se: sobrecarga na rotina enquanto mulher e profissional de enfermagem, exclusão social e preconceito, morte e sofrimento dos pacientes no cotidiano do trabalho. Espera-se que o debate público sobre a relevância social da enfermagem brasileira possa ser traduzido na conquista de direitos que possibilitem condições materiais para o exercício da profissão com justiça social e equidade.</p> Fernanda Navarro , Rebeca Nunes Guedes de Oliveira Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/601 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 A geografia cultural e suas contribuições para a construção do saber por meio da festa junina em Boa Vista/RR http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/602 <p>Este artigo objetiva compreender a Geografia Cultural e suas contribuições para a valorização da cultura da festa junina, como mediadores na formação sociocultural dos sujeitos envolvidos, com recorte para Boa Vista/RR. Para isso, foi necessário, uma leitura sobre a Geografia Cultural e suas aplicabilidades, correlacionando sua estreita relação com as práxis realizada dentro de um determinado espaço. A questão norteadora, se volta para entender como os movimentos culturais intervém nos saberes dos envolvidos e para com a valorização das manifestações culturais. A pesquisa foi realizada através de um levantamento do estado do conhecimento, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, entre os anos de 2018 a 2020, com o descritor “geografia cultural”. Com base nesta investigação percebemos que a Geografia Cultural, por meio de suas aplicabilidades, tem conceitos sólidos que respaldam que os movimentos culturais, podem despertar e construir novos saberes nos sujeitos, diante das suas próprias ações em grupo.</p> Glauciene Dutra Silva , Wellen Crystinne de Araújo Sousa e Silva , Leila Adriana Baptaglin Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/602 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 O narrador audiente http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/603 <p>O advento web reconfigura o significado que McLuhan atribuiu à Mass-Age, em obras como <strong>Meios são as Mensagens</strong> (Record, 1969) ou <strong>Guerra e Paz na Aldeia Global</strong> (Record, 1971). Enquanto para um grupo a rede é palco de jogos, para outros, pode ser uma cortina que guarda segredos íntimos e, para outros, ainda uma grande sala de aula, com possíveis ideias ou pontos de vista a formatar o perfil de um ou de outro narrador. Assim percebemos uma dialética para o novo narrador, dialética a ser dirigida pelo posicionamento do ponto de vista desenhado a partir do uso político de seu olho eletrônico em seu alcance na rede, o voo do falcão através das narratividades on line, voo real time, glocal. Uma dialética que se abre em um quadrado semiótico a tensionar dois pontos opostos – o interesse do Estado versus o interesse corporativo – alinhando ou opondo um ou dois desses pólos a um ou outro perfil de usuário em nome de si mesmo ou em nome de outros. Traçando um paralelo com Walter Benjamin em vias de abraçar a diversidade de narradores hoje pela rede, através da ideia de híbrido de Canclini caminhamos para a construção de um conceito de narrador que consiga, ainda que de forma simbólica ou fenomênica, dar conta de toda a mudança que traz o eletrônico: um câmbio na relação da audiência do século analógico com a consciência social do popular que hoje acessa e participa ativamente do processo comunicativo com todas as suas nuances.</p> Davi Junqueira Marin Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/603 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 A experiência estética nas redes sociais digitais: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/604 <p>Os avanços tecnológicos da comunicação/informação nos colocam questões que entrelaçam a comunicação e o consumo em uma esfera de vida simulada, cujo tempo é afinado aos fluxos telemáticos e o imaginário alimentado por uma realidade aumentada por algoritmos. Esse artigo vai propor reflexões sobre a possibilidade de uma experiência estética nas redes sociais digitais e sobre sua atuação como uma espécie de interface preliminar do consumo na era da midiatização. A proposta é não sucumbir ao pressuposto possível, porém talvez simplificado e precipitado, que na contemporaneidade não há mais lugar para a experiência estética, mas apenas para paixões exacerbadas e afetos mobilizados para o mercado.</p> Juana Ribeiro Diniz Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/604 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 O uso da semiótica em artigos brasileiros que estudam a marca: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/605 <p>Os estudos semióticos buscam compreender a construção de sentido das marcas desde a década de 1960. Com o passar dos anos, os cientistas da comunicação têm intensificado esses estudos, com a adoção da semiótica discursiva francesa como também com de metodologias da semiótica americana. O artigo busca compreender a produção brasileira, nos últimos dez anos (2008-2017), em artigos publicados em periódicos científicos. Com a busca em indexadores nacionais e internacionais, 21 artigos foram catalogados e, com base neles, buscou-se levantar informações sobre quem produziu, a qual instituição estão vinculados, que corpus estudou, qual metodologia semiótica aplicou e quais autores foram mais citados. O que, espera-se, funcione como um mapeamento com fins de desenvolvimento deste campo de estudos em comunicação.</p> Paulo Roberto Lima Petitinga Junior , Robson Dias , Victor Márcio Laus Reis Gomes Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/605 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 O Controle Externo que mudou uma Política Educacional – A Influência do TCU na “Reforma do FIES” para atingimento da meta 12 do “PNE 2014-2024” http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/606 <p>O objetivo deste artigo é demonstrar a influência do Tribunal de Contas da União – TCU, por meio do Acórdão nº 3.001/2016-TCU-Plenário, na sustentabilidade e na mudança da política do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, para o atingimento da Meta 12 do Plano Nacional de Educação – “PNE 2014-2024”, a qual busca “[e]levar a taxa bruta de matrícula na Educação Superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta”, tendo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE como responsável pelas atribuições da Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Fies (CG-Fies). Trata-se de um estudo exploratório, histórico (ex-post-facto), empírico, corpus documental, instrumentalizado pelo método de análise de conteúdo, com abordagem qualitativa. Os resultados mostram que o TCU, em sua atividade de auxílio ao controle externo do Poder Legislativo, influenciou diretamente na mudança da política de financiamento do Fies para a sustentabilidade do programa na busca pelo atingimento da meta 12 do “PNE 2014 2024”. Mais que isso, o artigo apresenta as modificações realizadas pós “reforma do Fies”, lançando olhares para um novo papel (informal) do TCU, que, para além de sua clássica atividade de auxílio ao controle externo, também colabora com uma visão mais executiva de parceria na solução de problemas.</p> Francisco Gonçalves Henriques Júnior , Robson Dias Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/606 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Jovens e autoria: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/607 <p>Este artigo, de caráter ensaístico, busca refletir sobre autoria e protagonismos das juventudes, a partir da análise de traços de autoria (POSSENTI, 2002 e BAKHTIN, 1986) em artigos de opinião produzidos por estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio. Para análise, foram selecionados os seis textos finalistas da região Sul na Olimpíada de Língua Portuguesa, edição 2016. Embora se reconheça o próprio fechamento das condições de produção por se tratar de um concurso, as análises apontam para uma organização textual em que se observa uma atitude dialógica dos produtores dos artigos de opinião.</p> Fabiana Kaodoinski , Luciane Todeschini Ferreira , Flávia Brocchetto Ramos Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/607 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Estratégias discursivas de legitimação acionadas pelos poderes executivo, legislativo e judiciário na defesa ou extinção do voto impresso no Brasil http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/608 <p>O artigo analisa as “estratégias discursivas de legitimação” (Vaara, Tienari e Laurila, 2006) acionadas pelos poderes executivo, legislativo e judiciário na defesa ou extinção do voto impresso no Brasil. Essas estratégias foram observadas no discurso dos representantes máximos dos três poderes do Estado Brasileiro, mais especificamente nos sites do Governo Federal, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal, de 01 de maio (quando a pauta começou a ser debatida) a 11 de agosto de 2021 (um dia após a Câmara dos Deputados rejeitar a proposta). As análises apontam para a prevalência da estratégia de autorização, por meio de referência a pessoas ou instituições. Cabe destacar a frequência com que as estratégias de moralização e narrativização também foram acionadas, incorporando recursos discursivos que potencializam a dramaticidade e a polarização.</p> Rejane de Oliveira Pozobon, Bruno Kegler Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/608 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 A divulgação Científica nas Políticas de Comunicação das Universidades Federais do Nordeste http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/609 <p>O presente estudo busca investigar como a divulgação científica está inserida nas políticas de comunicação das universidades federais do Nordeste. Para isso, foi realizado um levantamento de todas as universidades federais nordestinas junto ao portal do MEC e, posteriormente, feita a busca das políticas de comunicação nos sítios eletrônicos das vinte instituições consideradas na amostra. A investigação tem caráter descritivo com ênfase na pesquisa documental por meio de análise qualitativa. Como resultado, percebe-se que os problemas de comunicação das universidades analisadas são estruturais, os quais recaem sobre o eixo da divulgação científica, visto que 85% das instituições analisadas não dispõem de políticas de comunicação que regulamentem suas atividades, caracterizando, assim, um trabalho informal e desprovido de padronização. Das três&nbsp; universidades federais nordestinas que já construíram uma Política de Comunicação (UFCA, UFRN e UFSB), a UFRN apresenta, de maneira clara, a prioridade da divulgação científica dentre as suas atividades de divulgação. Já a UFCA oferece um melhor delineamento nos critérios a serem considerados na seleção do conteúdo, sobretudo relacionado à produção científica, para publicação nos meios de comunicação institucionais. Conclui-se que a comunicação ainda precisa ser valorizada pelos gestores, visto que ainda não é considerada prioritária em nível estratégico e nem reconhecida como uma ferramenta com o potencial de cumprir a função social das Ifes, a qual extrapola os muros das universidades.</p> Camila Fialho de Oliveira , José Rodolfo Tenório Lima Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/609 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Berimbau como conteúdo escolar: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/610 <p>Este artigo tem como objetivo refletir sobre o instrumento berimbau dentro de uma prática educativa, apresentando sua origem, sua estrutura, seus toques, tipos, funções e ritmos. Este estudo baseia-se no método materialista histórico-dialético, analisando o instrumento dentro de um contexto social, histórico e cultural. Como resultado constatou-se que o berimbau é de origem africana, encontrado nas diversas culturas populares brasileiras, destacando-se na capoeira, em arranjos musicais e nas brincadeiras e cantigas de roda. Na música erudita é utilizado como instrumento percussivo. Em sala de aula, pode ser utilizado como uma ferramenta didática de fácil produção, que pode ser confeccionada artesanalmente, até mesmo com materiais recicláveis, acessíveis e de baixo custo. Assim, concluímos que o berimbau em sala de aula pode ser utilizado para trabalhar a estética da musicalidade negra dentro da perspectiva da Lei nº 11.645/2008, como instrumento de mediação para o desvendamento das expressões das desigualdades e resistências.</p> Janine Alessandra Perini , Edvaldo de Souza Santos Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/610 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Digital, midiática e desigual: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/611 <p>Viver em rede já é realidade para bilhões de pessoas, mas como falar de acesso e informação quando 11 milhões de cidadãos são analfabetos e 18% dos domicílios ainda não possuem internet2? Debater a construção de uma sociedade informada e conectada aos novos espaços visando participação cidadã torna-se tarefa ainda mais desafiadora com o cenário educacional do Brasil. A partir de entrevistas, revisão bibliográfica sobre desigualdades digitais, dinâmicas das plataformas e conectividade, e análises de letramento digital e midiático, inspiramos reflexões sobre a sociedade que precisamos construir, apontando políticas públicas urgentes num mundo que está, irreversivelmente, em rede.</p> Priscila Silvério , Rosemary Segurado Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/611 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Afetos perdidos num lar em ruínas: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/612 <p>Buscamos compreender quais técnicas e formatos jornalísticos são capazes de fidelizar os públicos contemporâneos, mantendo credibilidade, função social e informação. Suspeitamos que alguns novos exemplos de mídia informativa de sucesso demonstram uma superação da dicotomia “objetividade e subjetividade”, entre eles o podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, que é objeto de análise no presente estudo. Utilizando o conceito de Jornalismo Sensível (ROCHA, 2022), observamos que a preocupação estética e o ritmo da narrativa, além da postura autoral do jornalista, são traços importantes para o êxito do formato, mas também que a obra está imbricada a complexas questões envolvendo detalhes e abordagens que esbarram em ética, lugar de fala e empatia, tramitando sobre uma borrada aresta entre o jornalismo e o espetáculo.</p> Luiza Gould , Victor Rocha Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/612 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Cultura regional em ambiente global: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/613 <p>O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a representação da cultura nordestina no canal de Youtube Causos de Cordel. Para isso, apresentamos análise de conteúdo qualitativa de três vídeos do canal, a partir de três categorias de análise: símbolos culturais, personagens e participação dos usuários. O quadro teórico é composto por reflexões acerca da cultura popular nordestina (Albuquerque Jr, 1999; Ribeiro, 2014), hibridização cultural (Canclini, 2006) e Youtube como território de convergência cultural (Jenkins, 2015; Booth, 2010). Os resultados apontam formas de apresentação da cultura nordestina tanto a partir de costumes tradicionais quanto de manifestações artísticas, muitas vezes relacionadas a lutas emancipatórias entre o discurso dominante sobre o nordeste e as realidades locais vividas pelos sujeitos pertencentes à região.</p> Clarice Greco , Euclides Armando Santos Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/613 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Trump e Bolsonaro: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/614 <p>No contexto geral da ascensão de políticos populistas de direita e das implicações sociais disso, a literatura científica tem registrado vários estudos que comparam o ex-presidente dos EUA Donald Trump e o presidente brasileiro Jair Bolsonaro. São apontadas diversas semelhanças entre os dois políticos, conforme os focos de interesse dos pesquisadores. O presente trabalho insere-se nesse esforço coletivo, entretanto, opta por uma abordagem incomum que é destacar as diferenças entre Trump e Bolsonaro. Essas divergências são exploradas em três dimensões: as trajetórias pessoais, o contexto social em que se situam e as relações deles com a mídia. Para desenvolver o trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica, a fim de se desenvolver, no caso de cada um deles, uma narrativa que traz elementos para a discussão. Depois, elas são comparadas, com discussão dos achados do trabalho. Entre as observações que o estudo permite fazer estão: a grande diferença nos meios sociais em que os políticos cresceram ajuda a entender algumas diferenças comunicativas entre eles, a relação com as religiões parece ter um componente mais estratégico em Trump do que em Bolsonaro, o brasileiro é mais capaz de humor autodepreciativo e teme menos o ridículo do que o estadunidense.</p> Richard Romancini , Ana Júlia Gennari Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/614 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 O cinema como dispositivo para uma aprendizagem inventiva http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/615 <p>O presente artigo é parte teórica de uma pesquisa de mestrado que problematizou o uso do cinema como ferramenta pedagógica que reafirma um contexto de aprendizagem por recognição, como mero reforço para a absorção de conteúdos, desperdiçando as experiências sensíveis que o filme pode proporcionar. A contrapelo dessa perspectiva apontamos o cinema como experiência estética que nos interpela sobre questões sócio-políticas elevando o espectador para visibilidades que nos ajudem a ver além da permanência das coisas, o cinema como abertura para a invenção, principalmente quando os espectadores passam a ser os protagonistas de um fazer fílmico que lhes permita inventar com imagens, promovendo aprendizagens que instituem novos modos de ser, de sentir e de se colocar diante do mundo.</p> Marina , Dagmar de Mello e Silva Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/615 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 O movimento de mulheres camponesas na serra catarinense: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/616 <p>Este artigo objetiva refletir sobre os impactos do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e a sua contribuição no processo de formação e de emancipação das mulheres camponeses do meio rural da região serrana de Santa Catarina. O Movimento de Mulheres Camponesas é identificado por suas integrantes como uma organização social de resistência e reexistência ao modo de produção capitalista. O Movimento é protagonizado por mulheres do campo em luta por formação, em defesa da equidade de gênero e dos direitos da cidadania. As principais referências teóricas usadas na análise são: Margarete Rago (1995), Joan Scott (1995), Heleieth Saffioti (2015), Catiane Cinelli e Marlene Ribeiro (2016), Carla Bassanezi Pinsky (1998) e Conceição Paludo (2009). É uma pesquisa de abordagem qualitativa, para a qual foram entrevistadas cinco mulheres no ano de 2020 por meio da técnica de entrevista focalizada (FLICK, 2009). As entrevistas foram transcritas e analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo qualitativo de Mayring (2009). Foram elencadas três categorias principais: a) as relações de gênero na educação familiar e escolar: a influência da cultura do patriarcado; b) MMC como espaço educativo e de emancipação feminina. Os dados da pesquisa indicaram que os processos educativos no contexto familiar aconteceram bem diferenciados para as mulheres camponesas em relação aos homens camponeses da Região Serrana de um Estado do Sul do Brasil e que o movimento social foi um espaço primordial de formação e emancipação feminina para as mulheres camponesas. Diante disso, a resistência, a insurgência e a retomada de formação militante camponesa se faz necessária para dar continuidade ao enfrentamento do sistema capitalista hegemônico, do patriarcado e do machismo que se articulam e fortalecem mutuamente.&nbsp;</p> Irdes Lucia Guadagnin , Mareli Eliane Graupe , Neiva Furlin Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/616 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 A política nacional de avaliação da educação básica e suas interferências na escola pública http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/617 <p>A cultura da avaliação é resultado da redefinição do papel do Estado na concretização das reformas administrativas pós-1990. O objetivo da pesquisa foi dialogar sobre as interferências da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica na escola pública, por meio da portaria n. 10, de 8 de janeiro de 2021, que apresenta as novas diretrizes para o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB). A metodologia esteve pautada em uma perspectiva crítico-reflexiva, por meio da abordagem qualitativa e das pesquisas bibliográfica e documental. Os dados apontaram que a concretização da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica causa impactos no “chão” da escola pública, uma vez que a cultura avaliativa responsabiliza os profissionais da educação, tendo, como dimensão primária, a exposição da escola e de seu corpo técnico, por meio dos resultados expostos pelo SAEB.</p> Givanildo da Silva , Edna Cristina do Prado, Inalda Maria dos Santos , Lana Lisiêr de Lima Palmeira Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/617 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Normas para envio de originais. Condições para submissão http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/618 <p>ECCOM</p> admin Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/618 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000