http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/issue/feedEducação, Cultura e Comunicação2025-04-15T14:26:09+00:00Sonia Maria Gonçalves Siqueirarevistas@unifatea.edu.brOpen Journal Systems<p>A revista ECCOM, ou Educação, Cultura e Comunicação, é uma publicação semestral que tem como proposta publicar, divulgar e socializar trabalhos de pesquisa inéditos relacionados com as áreas de Comunicação Social, Educação e Cultura reunidos nos grandes temas: Educomunicação, Crítica de Mídia, Educação e cidadania, Novas tecnologias, Sociedade e Cultura, Linguagem midiática, Responsabilidade social e História e evolução da Comunicação.</p> <p><br />É uma Revista semestral do Centro Universitário Teresa D'Ávila (UNIFATEA), Lorena, São Paulo, editada pela Coordenação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) que, da data de sua primeira edição até o dia de hoje, contabiliza 14 volumes, 28 edições e 524 artigos.</p>http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/634ECCOM2025-03-25T12:15:31+00:00adminseer@unifatea.edu.br<p>Eccom ´páginas iniciais</p> <p>v.13, nº 26</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/635Revista Eccom2025-03-25T12:18:10+00:00adminseer@unifatea.edu.br<p>Editorial</p> <p>v.13; nº 26, 2022</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/636As “Caixas Pretas” na semiótica de Greimas: que seus discípulos têm a dizer? 2025-03-25T12:29:48+00:00Valdenildo dos Santos valdenildo.santos@ufms.br<p>O que seus discípulos fizeram de sua semiótica? Este artigo procura responder essa pergunta e mostrar se as “Caixas Pretas” existiram, de fato, na Semiótica de Greimas. Para tanto, recorremos a entrevistas com 12 de seus seguidores de 2013 a 2021. Neste artigo apresentamos a opinião de Ivan Lopes e José Luiz Fiorin e outros teóricos da dita teoria, contrastando opiniões e resgatando a história da semiótica do mestre lituano que deixava em seu dicionário ao lado de Joseph Courtés a possibilidade destas “Caixas Pretas”, por exemplo, na análise do teatro, da ópera, do balé, do circo, das corridas, das competições esportivas e dos espetáculos de ruas. Deste modo, contrastamos o que pensam Fiorin, Lopes e Diana Barros com Nícia Ribas D’Ávila e sua teoria da figuratividade visual, resgatando, desta forma, pesquisas pioneiras como aquelas desenvolvidas por Jean Marrie Floch e Roland Barthes além de outros pesquisadores.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/637A implementação do Pnaic em uma rede municipal de ensino do oeste baiano2025-03-25T13:50:24+00:00Euzilene Alves de Araujo aeuzilene@yahoo.com.brVictor Laus-Gomes victorlaus@gmail.com<p>Este trabalho propõe a investigação do processo de implementação do Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa no município de Baianópolis. Neste contexto, buscou-se verificar como a política educacional do Pnaic dialoga com as realidades específicas da educação fundamental inicial do município, bem como o planejamento e o monitoramento no âmbito escolar e sua relação com a realidade educacional da comunidade envolvida. O estudo, com objetivos exploratórios e descritivos, foi baseado em dezoito entrevistas semiestruturadas realizadas junto a professores e gestores, além de pesquisa documental. Foram discutidas as conexões e disparidades com o contexto local, bem como identificadas as dificuldades relacionadas à gestão e ao planejamento educacional das atividades previstas no programa. Os resultados da implementação apontaram para a diminuiçã da distorção idade/série e registraram impactos positivos no processo de ensino e aprendizagem.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/638Era Digital: comunicação, consumo e privacidade a partir dos meios 2025-03-25T13:59:16+00:00Everton Marques de Andrade everton.stb@gmail.comYuri Nascimento Costayuricostaadv@outlook.com<p>Um novo cenário tem sido construído em decorrência da ascensão e evolução da tecnologia nos últimos anos, e em virtude disso a sociedade contemporânea passou a conhecer e consumir os novos mecanismos digitais que surgiram. Junto a esse desenvolvimento os indivíduos dessa nova era se caracterizam pela sua gradual imersão nos meios digitais e pelo consumo e apropriação de informação através destes dispositivos, em que além de permitir a troca de informação e a comunicação global abre brechas para o vazamento de dados pessoais, rompendo assim à privacidade dos usuários. Desse modo os métodos de pesquisas aqui utilizados foram a Pesquisa Bibliográfica apoiado pelos teóricos que formulam e discutem sobre as relações sociais dentro da era digital, e a Pesquisa Exploratória.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/639Eu escolhi fazer publicidade: 2025-03-25T14:08:00+00:00Ariadni Looseadiloose@gmail.comJuliana Petermann soniagsiqueira@gmail.com<p>Ao longo deste artigo vamos compreender a relação do jovem, com seu sensorium digital, e sua escolha pelo curso de graduação em Publicidade e Propaganda, por meio da identificação do perfil rofissional da área. Esta pesquisa exploratória conta com técnicas bibliográficas e de entrevistas semiestruturadas em profundidade. Os resultados fazem parte de uma investigação de mestrado que <br>buscou mapear a reconfiguração do perfil profissional da área.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/640Educação e cultura digital em tempos de pandemia da COVID-192025-03-25T14:24:17+00:00Márcia Boell marcia.boell@gmail.comCristiani Massuchetti massuchetti@uniplaclages.edu.brMadalena Pereira da Silva prof.madalena@uniplaclages.edu.br<p>O presente artigo apresenta os resultados acerca do processo de pesquisa da prática docente e discente, no contexto da cultura digital, em tempos da pandemia da COVID-19. Toma-se o pensamento complexo como fio condutor para estabelecer relações e reflexões com expressões e experiências, expostas em imagem da nuvem de palavras, cujas narrativas de docentes e discentes, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, foram desenvolvidas na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC/SC. O percurso metodológico foi inspirado no instrumento de Bernard Charlot (2009), para a geração e a compreensão das expressões dos docentes e discentes que viveram o cotidiano investigado. Esse instrumento denominado “balanços de saber” permitiu a análise dos dados gerados que estão representados na imagem da nuvem de palavras, onde estão os significados do ser, fazer e estar docente e discente no trajeto do ano de pandemia vivido pelos participantes, sendo as principais expressões: sentido, amor, aprendizado, experiência, inclusão, compreensão, cultura digital, significado, encantamento e curiosidade. O entrelaçamento entre essas expressões e os conceitos teóricos, delineados no estudo, reverberam movimentos de aprendizagem e transformação do ser, fazer e do estar, conferindo sentido, com a relação de redes do pensamento complexo, cuja imagem apresentada sinaliza novos caminhos para o enfrentamento dos desafios enfrentados.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/641Historicidades mediadas em disputa: 2025-03-25T14:29:16+00:00André Bonsantoandrebonsanto@gmail.com<p>Partindo do princípio de que a história está em disputa e sobre ela uma série de agentes e instituições atuam para legitimar as (suas) verdades sobre os acontecimentos no tempo, o presente artigo tem como objetivo problematizar os recentes embates travados em torno da ditadura militar brasileira, tomando como foco o caso da produtora de conteúdo Brasil Paralelo. Procuramos analisar como as narrativas sobre o período vêm se reconfigurando conflituosamente a partir da inserção deste agente político num cenário onde a história e a memória da/sobre a ditadura acabam deliberadamente por se confluir e confundir. Com isso propomos discutir e diagnosticar de que forma as historicidades mediadas por Brasil Paralelo circunscrevem uma ideologia particular que, entre “mitos” e “verdades”, revisam e até mesmo negam aspectos referentes à historiografia do período, atuando no presente a partir de um empreendimento político bastante evidente</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/644As razões do fracasso escolar e a contribuição do supervisor educacional no processo de Ensino Aprendizagem 2025-04-01T11:59:04+00:00Deise Ferreira Fernandes Paesdeisepaes@pq.uenf.brLeandro de Oliveira Silvaoliveiradasilvaleo@gmail.com<p>Este estudo teve como objetivo geral abordar as razões do fracasso escolar e a contribuição do supervisor educacional no processo de ensino aprendizagem. O aluno está em situação de fracasso escolar quando não "acompanha" o que é proposto no programa escolar e os colegas da classe, o que acaba por afetar a construção do sujeito em sua totalidade. Ele passa a carregar consigo o estigma de "repetente", "atrasado", "lento", "incapaz", o que pode levá-lo a acreditar no próprio fracasso. Os alunos que se enquadram neste perfil assumem o papel de fracassados e acaba por transpor isso para sua vida pessoal, o que pode chegar a comprometer até mesmo o seu futuro. Assim, o fracasso não é do aluno, mas da escola que não consegue atingir os alunos que aprendem de forma diferenciada. A supervisão educacional, que em suas origens se limitava à seleção e orientação profissional, amplia a sua ação, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/645Higiene Menstrual: 2025-04-01T12:14:15+00:00Cindy Loureen Bernardo Limacindieloub@gmail.comNúbia Costa de Almeida Braganubia_costa_@hotmail.comÉrica Maria Calíope Sobreiraerica.mcs21@gmail.comClaudia Buhamra Abreu Romerobuhamra@ufc.br<p>Este artigo tem como objetivo investigar a preferência e a resistência ao consumo de alternativas sustentáveis de higiene menstrual. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória. Vinte entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com pessoas que usavam produtos de higiene menstrual tradicionais ou alternativas sustentáveis. A análise dos dados se deu pela análise de conteúdo. Os resultados mostram que a questão ambiental é decisiva para a adesão aos produtos sustentáveis. Ademais, a presença de outros fatores relevantes. O uso das alternativas alterou positivamente o relacionamento dessas pessoas com a menstruação. As seguintes proposições foram estabelecidas: O foco na sustentabilidade do produto é um fator decisivo para a preferência pelas alternativas de higiene menstrual sustentáveis; A mudança para um produto menstrual sustentável é determinante para a relação mais positiva com a menstruação; O alto investimento inicial é fator decisivo na possível rejeição das alternativas de higiene menstrual sustentáveis.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/646Eu como Nós: 2025-04-01T12:23:23+00:00Tadeu Rodrigues Iuamasoniagsiqueira@gmail.comMíriam Cristina Carlos Silvamiriam.silva@prof.uniso.br<p>A noção de intersubjetividade perpassa o pensamento de Vilém Flusser, de maneira que é possível afirmar que se trata do grande horizonte ético de sua obra. O presente ensaio, amparado metodologicamente pela pesquisa bibliográfica, visa discutir a noção de indivíduo, um ser essencialmente e existencialmente comunicante, dentro desse contexto. Para tanto, percorre a genealogia da intersubjetividade flusseriana, sobretudo no caminho norteado por Martin Buber, assim como a influência que este recebeu de Jacob Moreno. Paralelamente, evidencia as relações do pensamento de Flusser com a antropofagia de Oswald de Andrade. A partir do pensamento oswaldiano, comparecem Sigmund Freud e Lucien Lévy-Bruhl como referências pertinentes. Dessa genealogia, um percurso lúdico e antropofágico dos próprios pesquisadores, emerge a noção de um sujeito em devir, capaz de olhar com olhos livres para o abjeto, a ponto de enxergá-lo como projeto.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/647Escrita acadêmica: 2025-04-01T12:36:24+00:00Mayá Patricia Savian Prolomayapatricia@hotmail.comLucília Gouveia luciliagou@gmail.comCarina Merkle Lingnaucarinadebeltrao@gmail.com<p>Este trabalho objetiva relatar experiências da disciplina de Tópicos Especiais em Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores - Escrita Acadêmica. Esta disciplina eletiva é a primeira vez que está inserida no currículo do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, Área de Concentração: Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão. O objetivo do relato é partilhar algumas das práticas da escrita acadêmica, relatar as dificuldades e facilidades para produzir textos científicos, valorizar a importância da alfabetização acadêmica e evidenciar a necessidade da escrita nos espaços acadêmicos. Serão apresentados fatos ocorridos nesta aquisição de conhecimentos e será utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica a partir de estudos científicos realizados por autores referentes a esta temática. Também foi adotado questionário através do google forms, com questões objetivas e subjetivas que proporcionaram às escritoras deste relato conhec er as narrativas, as percepções, as facilidades e dificuldades relacionadas à escrita acadêmica. Foram consideradas experiências e vivências na Jornada do <br />Centenário Paulo Freire, espaços de publicização da escrita acadêmica e a participação nas aulas que foi a mola que propulsionou este relato. Escrever este relato de experiências demonstrou que as dificuldades com a escrita acadêmica ainda é um desafio, pois escrever não é uma tarefa simples, exige rigorosidade cientifica, investimentos nos recursos financeiros e humanos. Foi possível observar que ainda as faculdades e universidades públicas e privadas precisam ficar atentas as demandas que exigem para o mundo do trabalho. Como este relato está voltado para a pesquisa acadêmica ainda se observa que nem todos os estudantes tiveram a oportunidade de participar dos programas de iniciação cientifica. Também é notório que a escrita acadêmica é uma atividade de todas as disciplinas podendo ser trabalhada de forma interdisciplinar, garantindo o ensino e a aprendizagem</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/648Livro digital interativo “cibercultura: linguagem, língua e variação” – 2025-04-01T12:44:43+00:00Flávia Junia Justino Pacheco Garciaflaviajunia@iftm.edu.brPaula Teixeira Nakamotopaula@iftm.edu.br<p>O presente artigo tem como objetivo identificar a satisfação dos alunos com o livro digital interativo produzido para essa pesquisa. A satisfação é uma resposta dos usuários ao interagir com determinado produto, portanto, é uma medida para identificar quais os aspectos positivos e negativos foram encontrados durante a realização de determinada tarefa. Quanto maior for as experiências agradáveis do usuário com o software maior será sua satisfação. Partindo dessa premissa, essa pesquisa buscou responder a seguinte indagação: qual a satisfação dos usuários com o livro digital interativo alvo desse estudo? A base teórica deste estudo está pautada em Silva (2004), Lévy (2010), Nielsen (1990), Flick (2004), Moita Lopes (2011) e Zanella (2009). A abordagem dessa pesquisa é de natureza quali-quantitativa (FLICK, 2004). Quanto aos objetivos é descritiva (GIL, 2008). Quanto aos procedimentos, esse estudo utilizou a metodologia de linguística aplicada (MOITA LOPES, 2011). Os dados foram analisados a partir da técnica de análise do material e descrição analítica do conteúdo (ZANELLA, 2009). Os resultados desse estudo demonstraram que a avaliação realizada pelos alunos foi satisfatória, pois permitiu verificar que o conteúdo e as imagens veiculados pelo objeto de pesquisa, as atividades e o layout (fontes, espaçamento, títulos, subtítulos, textos e imagens) foram considerados pelos discentes como de boa qualidade, atendendo satisfatoriamente ao esperado. Portanto, essa pesquisa confirmou que o uso da tecnologia melhora o processo de ensinoaprendizagem, motiva a participação dos alunos e enriquece a prática pedagógica</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/649Meios de comunicação e Aldeia Global: 2025-04-01T12:50:23+00:00Patricio Dugnani patricio.dugnani@gmail.com<p>Na sociedade pós-moderna nota-se o aumento do individualismo, ao mesmo tempo uma fragmentação das organizações sociais e políticas. Ou seja, o processo de Globalização pelos meios de comunicação, ao invés de reunir, parece fragmentar a sociedade. Nota-se, paradoxalmente, uma tendência globalizante sustentada pelos novos meios digitais, e uma tendência desglobalizante ditada pelas instituições. Por causa dessa constatação, esse artigo pretende refletir sobre o processo de fragmentação em comunidades virtuais contemporâneas, contrapondo as ideias de globalização e aldeia global, perante a possibilidade de ser a comunicação intercultural, uma potência para buscar soluções para essas questões</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/650A realidade aumentada no centro de ciências itinerante “Ciências Sob Tendas”: 2025-04-01T13:05:20+00:00Roberta Pires Corrêarobertacorrea.inclusao@gmail.comMaria Lídia Oliveira Valim Coutinho Pereiramarialidia@id.uff.bLuciana de Souza Afonsoafonsoluciana13@gmail.comGustavo Henrique Varela Saturnino Alvesgh_alves@id.uff.brHelena Carla Castrohcastrorangel@yahoo.com.brLucianne Fragel Madeiralfragel@id.uff.br<p>Nas últimas duas décadas tem-se observado uma significativa expansão de ações relacionadas a popularização da ciência no Brasil como a criação de museus e centros de ciências, surgimento de sítios da internet especializados, publicação de livros e organização de eventos. Deste modo, considerar a inserção de tecnologias nos processos educacionais, principalmente, no que diz respeito aos jovens e crianças, trata-se de uma demanda não só pela construção do conhecimentocientífico que desperte um maior interesse pelo público visitante, mas também pelo contexto social de desenvolvimento tecnológico em que o Brasil se insere. O objetivo desse artigo é refletirsobre o uso da Realidade Aumentada na popularização da ciência. Para tanto, analisamos os resultados obtidos na atividade “Ser humano” realizada no centro de ciências itinerante, o Ciências Sob Tendas (CST) que é um programa de extensão pertencente à Universidade FederalFluminense (UFF) com o público de ampla faixa etária. O Conectivismo é o pressuposto teóricodeste trabalho, que é caracterizado por ser um estudo exploratório qualitativo apoiado em observação como forma de investigação. Na atividade “Ser humano” foram utilizados aplicativos de realidade aumentada em dispositivos móveis, associados a um modelo anatômico,que permitiu a visualização e funcionamento de órgãos humanos tridimensionais. A Realidade aumentada ajudou a despertar a curiosidade do público visitante de diversas idades de maneira prazerosa e participativa, contribuindo para o acesso à ciência das comunidades locais. Os resultados reforçam a literatura que aponta a Realidade Aumentada como uma ferramenta promissora na popularização da ciência e da tecnologia, inclusive em centros de ciências itinerantes.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/651Evolução das Tecnologias Educacionais2025-04-01T13:14:11+00:00Karla Cristina Tyskowski Teodoro Rodrigueskarlatyskowski@gmail.comSheila Maria Brandão de Paula Lima Mirandolasheilabrandao@hotmail.com<p>O objetivo deste artigo, foi dialogar sobre a evolução das tecnologias educacionais. Foi realizado para isto uma breve discussão do início do ensino da disciplina com as correspondências, passando pelas tecnologias na educação, passando das áudio aulas por meio do rádio, posteriormente os programas telecurso pela TV e mais atualmente as plataformas digitais da Sociedade Conectada, de que forma as novas mídias contribuem para o processo de ensino-aprendizagem do aluno e do próprio professor. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de apresentar aspectos históricos até a atualidade de evolução de ensino. É importante também destacar a relevância que a tecnologia apresenta nas formas de ensino na atualidade. Representando mais do apenas um meio de comunicação, mas também uma forma de argumentação, podendo criar quando aplicado da forma certa, alunos que consigo ser críticos e possam argumentar sobre o seu ensino e o meio em que vivem.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/652Comunicação, Vínculo e Hospitalidade: 2025-04-01T13:35:51+00:00Sandra Helena Vieira Maiasandramaiamkt@gmail.comJuliana Ayres Pinajulianaayrespina@gmail.comMauricio Ribeiro da Silvasilva.mrib@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo analisar a comunicação de marcas que se apropriam dos ritos da hospitalidade acionando o imaginário cultural – de modo a fazer sentido para o sujeito que é arrebatado pela imagem de experiência sempre positiva do acolhimento – sem se preocupar com os potenciais riscos dessa “intimidade instantânea”. Isso é possível a partir da comunicação entre sujeitos que acionam experiências pré-predicativas de modo a reproduzir no concreto o que é veiculado na mídia. A escolha do corpus, a saber: a campanha veiculada em 2018 pela marca Uber traz elementos simbólicos da imagem de experiência em hospitalidade e nos permitiu refletir sobre o conceito de imagem e experiência do virtual ao tangível, a partir dos processos midiáticos. Para tanto, foram também elencados os autores: Norval Baitello Jr., Harry Pross, Mauricio Ribeiro da Silva, Malena Segura Contrera, Alain Montandon e Marie-Claire Grassi.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/653Trabalho docente em educação profissional: 2025-04-01T13:43:01+00:00Rosália Maria Netto Pradosrosalia.prados@gmail.comFátima Aparecida do Regofatima.rego@yahoo.com.br<p>Este artigo tem por objetivo, identificar quais são os saberes e práticas de comunicação docente, que permitem ao professor se comunicar com seus alunos, para promover uma aprendizagem de forma significativa. O método de pesquisa é de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, por meio da aplicação de um questionário eletrônico a um grupo de professores, de diferentes áreas do conhecimento, de uma instituição privada da educação profissional e tecnológica. Após a análise dos <br>resultados da pesquisa, ficou evidente que a maneira como os respondentes exercem suas atividades pedagógicas, são muito distintas, uma vez que, sua formação profissional é proveniente do meio corporativo e não pedagógico. Não dominam, portanto, os saberes mediadores no processo de ensino aprendizagem, tampouco os saberes de comunicação docente. Não houve indícios de utilizarem técnicas ou práticas de comunicação no exercício de sua atividade docente e evidencia-se que há uma lacuna a ser preenchida em relação a essa questão.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/654Pode o cinema auxiliar na formação de professores para o ensino de música?2025-04-01T13:48:29+00:00Humberto Perinelli Netohumberto.perinelli-neto@unesp.br<p>O trabalho apresenta reflexões sobre as contribuições do filme "As canções” (2011) para construção de processo formativo voltado à professores que lecionam música no Ensino Fundamental I (Anos Iniciais). A fundamentação teórica envolve Rancière, Benjamin, De Certeau e Freire, bem como autores do campo de estudo formado por educação e cinema.A abordagem é qualitativa, aplicada e explicativa, mediante emprego de análises bibliográfico e documental, bem como observações sistemáticas, segundo perspectiva do tipo ex-post-facto. O ensino de música é componente obrigatório, envolve vivências e abordagens diferentes e "As canções” oportuniza refletir à respeito, vinculando a música ao ontológico.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/655Da fotografia a mobgrafia: 2025-04-01T13:59:10+00:00Karine do Prado Ferreira Gomeskarinedoprado@hotmail.comAna Rita Vidicaana_rita_vidica@ufg.br<p>O presente texto busca refletir sobre os novos pensamentos e dinâmicas comunicacionais quando as imagens tocam o real (Didi-Huberman, 2012) – no caso da fotografia, passando pelo surgimento da fotografia (imagem técnica), a imagem digital, por meio da fotografia digital, até chegar na imagem mobgráfica, por meio da mobgrafia (Castro, 2020), a fotografia com dispositivos móveis. Partimos de uma perspectiva comunicacional, para discutir sobre as transformações atravessadas pelas imagens em relação aos avanços tecnológicos pelos quais a fotografia passou. Pretendemos demonstrar como as tecnologias transformam as imagens e como novos pensamentos e reflexões sobre as dinâmicas comunicacionais operam no contexto da era da mobilidade (Santaella, 2007).</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/656Educação na Era Digital - Percepção da Qualidade do ensino em Aulas Remotas2025-04-01T14:21:42+00:00Pedro Leandro Lopesedro.lopes@cpspos.sp.gov.brEliane Antônio Simõeseliane.simoes@cpspos.sp.gov.brAlexandre Formigonia_formigoni@yahoo.com.brJosé Manoel Souza das Nevesjose.neves@cpspos.sp.gov.brMarilia Macorin de Azevedomarilia.azevedo@cpspos.sp.gov.br<p>Este artigo tem como objetivo verificar, por meio de pesquisa bibliográfica, trabalhos acadêmicos contemporâneos sobre experiências com a modalidade de ensino remoto, implantada de forma emergencial a partir do início da Pandemia de COVID-19. Foi realizada também uma pesquisa sobre a percepção de alunos de cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo e alunos do programa de pós-graduação do Centro Paula Souza sobre a modalidade de ensino online adotada a partir de março de 2020. Os resultados deste estudo indicaram que a maior parte dos estudantes consideram positiva a experiência de ensino por meio das aulas remotas, apesar da implantação do modelo de aulas online ter sido realizada de forma emergencial, com pouco planejamento.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/658Casas de acolhimento no Brasil e a população LGBTI+: 2025-04-08T11:56:48+00:00André Luiz Avelino da Silva andre_luiz93@live.comElizete Vieira Vitorino elizetevitorino@yahoo.com.brLuciana Pimentel da Silva Pissango lucianapissango@gmail.com<p>O presente artigo busca uma abordagem acerca das casas de acolhimento no Brasil, com atuação direcionada ao atendimento à população LGBTI+ em contexto de risco e vulnerabilidade Tratando-se de um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa, a pesquisa é exploratória pois objetiva, para além da contextualização, o entendimento dos principais desafios e potencialidades na implementação de iniciativas brasileiras que atendem o público em questão, bem como, visa fomentar diálogos sobre a população LGBTI+. Os dados da pesquisa revelam que as casas de acolhimento para o público LGBTI+ em território brasileiro funcionam de forma independente, com raros casos, de iniciativas do Estado. Nota-se a imprescindível efetivação de políticas públicas a serem implementadas, que atendam as demandas da população LGBTI+ em situação de rua, com objetivos basilares que visualizem o enfrentamento da vulnerabilidade social expressas no preconceito, discriminação, violência e exclusão que a população mencionada sofre e, somente por meio das ações efetivas das políticas públicas poderão ser superadas. Sugere-se que a vulnerabilidade em informação é um dos riscos invisíveis e pouco conhecidos, o desenvolvimento da competência em informação é um caminho possível para ser empreendido nestas iniciativas dos grupos LGBTI+.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/659O artista como o meio: 2025-04-08T12:02:21+00:00adminseer@unifatea.edu.br<p>Em tom ensaístico, proponho elaborar uma reflexão teórica acerca de como Albert Camus (2020) e Marshall McLuhan (1993) percebem o papel do artista em suas concepções filosóficas. Nas leituras, percebo que Camus considera os artistas literatos como artífices do pensamento absurdo, ou seja, eles vão além do que a filosofia de seu tempo propunha, oportunizando pensar a existência sem excluir o caráter finito. Enquanto McLuhan defende que os artistas sempre estiveram à frente do restante da humanidade na compreensão tecnológica; logo, compreendem como as mídias interagem com as pessoas e como a forma influencia no conteúdo e suas reverberações. Compreendo que o diálogo entre os autores possibilita conjecturar que o papel do artista está adiante da compreensão do indivíduo comum. Os artistas epitomam meios para discutir a própria sociedade em qualquer viés de caráter humano, oferecendo uma ótica mais apurada sobre a própria vida.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/660Com jornalismo, com quadrinhos, com tudo: 2025-04-08T12:10:38+00:00Marcus Dickson Oliveira Correa marcus.estacio@estabio.br<p>Este artigo, de cunho qualitativo e exploratório explora as imbricações entre jornalismo e histórias em quadrinhos, impulsionado por ousadas ideias criadas pelo jornalismo literário e os transgressores quadrinhos underground nos anos 60, possibilitando uma produção cultural que se aproxima do que Juremir Machado da Silva chamou de Tecnologias do Imaginário. Para o estudo foram levantadas ideias do filósofo Michel Maffesoli (2012, 2005, 1996, 1995) e Muniz Sodré (2009), amparado também pelos apontamentos de Felipe Pena (2021, 2017), Antônio Aristides Dutra (2003) e Juremir Machado Silva (2006). Busca-se vislumbrar espaços narrativos ancorados numa “ciência do imaginário”, que intercepte a sensualidade da narrativa que capta esse espaço de fronteira entre o jornalismo e histórias em quadrinhos provocando experiências da razão sensível no ato de contar histórias reais. Para contextualizar nosso estudo analisamos o livro-reportagem “Um grande acordo nacional” de Roberto Vilalba.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/661O evento Café do Conhecimento na construção de uma agenda de políticas educacionais no FNDE: 2025-04-08T12:20:23+00:00Bruno Narcizo Machado Carneiro atamai2013@gmail.comDéborah Lins e Nóbrega dehlins@gmail.comRobson Diasrbsn.dias@gmail.com<p>O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) gesta diversos projetos educacionais: Alimentação Escolar (1), Livro Didático (2), Dinheiro Direto na Escola (3), Biblioteca da Escola (4), Transporte do Escolar (5), Caminho da Escola (6), Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (7), em mais de 5 mil municípios. O Café do Conhecimento - CdC – é um evento no FNDE que congrega diversos atores sociais em torno de uma agenda de políticas educacionais. Esse ambiente possibilita a disseminação de conhecimento e de experiências entre indivíduos de diversas áreas da sociedade. O evento aconteceu de modo presencial nas edições de 2018 e de 2019. Em 2020, em virtude da pandemia de covid-19, adotou-se o formato digital, possibilitando a participação de mais pessoas (fora da cidade de Brasília, sede do FNDE), redução de custos, dentre outros. O objetivo do trabalho é descobrir como foram as interações e sentidos compartilhados na última edição do evento. Trata-se de uma pesquisa exploratória, abordagem quali-quantitativa, amostral de 86 respondentes, questionário online, tendo como olhar os operadores cognitivos e saberes para educação do futuro, conforme perspectiva da Complexidade (MORIN, 2000; MARIOTTI, 2010). Os resultados mostram que o evento ainda precisa de ajustes, mas que consegue cria uma agenda com atores sociais que qualifica o debate em políticas educacionais.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/662Educação aberta em tempos de sociedade conectada: 2025-04-08T12:31:50+00:00Luis Henrique Ramos Alvesuishenrique981@hotmail.comRaquel Rosan Christino Gitahyraquel@unoeste.br<p>Vivendo em uma sociedade conectada, temos a educação aberta que acontece fora de espaços educativos formais. O presente artigo tem como objetivo evidenciar como a educação aberta está intimamente ligada com o direito ao esquecimento, a privacidade e as informação nas redes e mídias sociais. A fim de atingir o objetivo proposto foi utilizado o método hipotético dedutivo, através da análise de doutrinas, posicionamentos jurisprudenciais e legislação vigente. Concluímos que na sociedade conectada, o acesso às mídias sociais vem crescendo de maneira significativa e atingindo uma grande massa da população, de modo em que as informações se propagam em minutos, mas devem guardam relações com a dignidade da pessoa humana e com o respeito ao direito à privacidade e ao esquecimento. Deve haver um equilíbrio entre o direito ao esquecimento e o direito à expressão/informação/educação, sendo que a violação do direito ao esquecimento, é ao mesmo tempo violação à dignidade da pessoa humana, podendo surgir para a pessoa lesada o direito à indenização.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/663Debates presidenciais na eleição americana de 2020: 2025-04-08T12:41:59+00:00Thiago Perez Bernardes de Moraes thiago.moraes@uniandrade.edu.brRomer Mottinha Santos romermottinha@gmail.com<p>O ano de 2020 marca um período atípico da história americana pela elevada quantidade de contaminados e mortos pela Covid-19 e pelos protestos relacionados ao movimento Black Lives Matter, que fizeram o pano de fundo da corrida eleitoral entre Joe Biden e Donald Trump. Nessa eleição, ocorreram dois debates entre os presidenciáveis televisionados e um único entre os candidatos a vice (Harris e Pence). Historicamente, os debates presidenciais dentro do contexto das eleições estadunidenses representam momentos decisivos, capazes de alterar as atitudes do eleitorado e possivelmente o direcionamento do voto. A fim de avaliar a possível relação entre o interesse dos internautas por informações sobre os presidenciáveis e os debates televisivos em 2020, delineou-se um trabalho de dados do Google Trends. Os resultados indicam que parte significativa do interesse registrado no Google pelos candidatos à disputa presidencial (Joe Biden e Donald Trump) se relaciona com o interesse pelos debates. Corroborando argumentos já fomentados pela literatura, o debate como comunicação eleitoral se mostra central na modelagem da cultura política.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/664Legislação educacional no Brasil e no Uruguai: 2025-04-08T12:49:20+00:00Elsa Mónica Bonito Basso embbasso@ucs.brFlávia Brocchetto Ramos Efbramos@ucs.br<p>Este artigo parte do princípio de que a legislação é uma fonte de estudo e, desse modo, para um estudo com base comparatista em educação, apoia-se em marcos legais. A educação de um país se organiza a partir de preceitos legais de base nacional, mas que em muitos casos seguem ditames de convenções internacionais. Neste artigo, busca-se apresentar aspectos da legislação educacional brasileira e uruguaia, já que o foco do estudo são as políticas de leitura de estudantes na última etapa da Educação Básica nos dois países. Por meio de estudo analítico, parte da Constituição Federal (1988), Brasil, e da Constitución de la República Oriental del Uruguay (1996), Uruguai, até chegar em documentos mais específicos como planos de leitura. Como resultados, aponta-se que a regulamentação é mais detalhada no Brasil, com normas para os estados e contínua revisão curricular sistematizada. No Uruguai, as normas abrangem o país, de forma geral, as especificidades dos departamentos são pontuais e as mudanças acontecem de forma mais lenta.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/665Discursos Organizacionais no evento Festival Folclórico de Parintins-AM – BID 2025-04-08T12:56:52+00:00Ana Paula Miranda paulamiranda.comunicacao@gmail.comRobson Dias robson.dias@ucb.br<p>O estudo tem por objetivo avaliar a percepção dos públicos do Festival Folclórico de Parintins no que tange aos aspectos e fatores ambientais de comportamento do consumidor baseados na cultura e subcultura dos grupos de referência em questão: Garantido e Caprichoso. A problemática da pesquisa concentra-se na reflexão de que a identidade de cada sociedade, quando apropriada pelas marcas, ganha preferência frente à possível difusão de preceitos de outras culturas. A investigação é amparada pelos métodos da pesquisa teórica, exploratória, empírica e qualitativa. Justifica-se por ser fenômeno inserido no contexto de essencialismo estratégico feito por organizações em seus produtos, bens e serviços. Como amparo teórico, recorre-se, sobretudo, aos estudos de Beltrão (1980), Marques de Melo (2013) e Lucena Filho (2012) e às teorias da Folkcomunicação e Folkmarketing, genuinamente brasileiras. Os resultados revelam que conhecer o público-alvo e sua cultura local incidem diretamente nos efeitos da comunicação mercadológica.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/666Estágio docente: 2025-04-08T13:23:50+00:00Lorenço Rodrigues lorencorodrigues22@gmail.comItalo Rodeghiero Netoitalorneto@gmail.comGabriela de Bem Fonseca profgabrielafonseca@gmail.com<p>O presente trabalho busca entender – através de um questionário realizado com 10 estudantes de pós graduação – quais foram as percepções e experiências que tiveram durante a realização do estágio docente nas modalidades presencial (antes da pandemia da Covid-19) e na emergencial remota (durante a pandemia da Covid-19). Entre os resultados encontrados, observou-se que é unânime a importância dada pelos respondentes ao estágio docente. Os desafios encontrados demonstram que não é uma experiência com total benefícios, de forma que dificuldades são encontradas, mas é relatado que o aprendizado é necessário para se tornar professor universitário. No estudo, foi possível constatar que as atividades realizadas pelos estagiários, em diversos casos, ainda são escassas. Compreender como os alunos de pós-graduação estão sendo formados é fundamental para entender e pensar quais caminhos e políticas educacionais devem ser formuladas para o alcance dos objetivos <br />esperados.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/668A subjetividade de estudantes com deficiência em cursos técnicos na perspectiva de González Rey2025-04-08T14:25:11+00:00Louise Dall’Agnol de Armas louise_dalla@hotmail.comClaudia Alquati Bisol cabisol@ucs.br<p>O artigo apresenta um recorte de pesquisa que analisou a configuração de sentidos subjetivos de estudantes com deficiência no que tange à escolarização em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Incialmente, o texto contextualiza a inclusão e a exclusão na escola e no trabalho, aspectos que perpassam a perspectiva inclusiva na modalidade integrada da educação profissional de nível médio, e apresenta a subjetividade compreendida por González Rey, aporte teórico utilizado nesta pesquisa. Participaram do estudo quatro estudantes com deficiência matriculados em diferentes cursos técnicos integrados ao ensino médio de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Com a proposta da Epistemologia Qualitativa, o momento de construção da informação com cada participante, realizado de forma on-line, foi constituído de uma entrevista com perguntas abertas e fechadas, um diálogo mediado por fotografias e uma entrevista com perguntas abertas. A interpretação das falas dos participantes revelou as emoções e as produções simbólicas vivenciadas na escola e a perspectiva de ingresso no mundo do trabalho. Compreende-se a subjetividade humana de forma relacional, em que os sujeitos em suas interações com os outros e os espaços sociais produzem sentidos subjetivos, os quais, nos participantes da pesquisa, evidenciam as faces da inclusão e exclusão vividas pelas pessoas com deficiência na escola e na sociedade. </p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/669O Jornalismo entre a Luz e a Sombra – 2025-04-08T14:33:13+00:00Andriolli de Brites da Costaandriolli_costa@hotmail.com<p>Este artigo busca reposicionar a discussão sobre a predominância das fake news e do fact-checking como resposta efetiva do jornalismo para validar seu lugar no ecossistema pós-industrial enquanto atestador único da Verdade. Em uma investigação teórico-epistemológica, apontamos que a relação entre jornalismo e Verdade sempre foi marcada por uma flexibilidade bem maior do que a narrativa hegemônica sobre o campo estabelece – uma vez que, por sua natureza fugaz e urgente, o jornalista recorreria a uma Verdade provisória e contingente na práxis diária. O que encontramos nesta validação autorreferente é o rescaldo de um imaginário Moderno e ilustrado, calcado na distinção entre o verdadeiro solarizado e as trevas da ignorância. Hoje, com o desbastamento deste imaginário, mais importante que a atestação de fatos é a organização e ordenamento da narrativa para romper com o caos informativo.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/670ZoomMania: 2025-04-08T14:38:50+00:00Marcos Roberto Hillermarcos.hiller@espm.br<p>O ano de 2020 certamente ganhará relevantes contornos da história recente em função da pandemia da Covid-19. A partir de um trabalho exploratório e bibliográfico aqui efetuado, o objetivo do presente artigo é compreender aspectos do uso e consumo de ferramentas como o Zoom, sobretudo no que tange aos usos e consumos excessivos dessas plataformas online de comunicação. Propõem-se aqui uma análise teórica e crítica sobre os desdobramentos da pandemia em novos modos de ser e de consumir que se reconfiguraram e se aceleraram em tempos de isolamento social radical. Em busca uma melhor compreensão e análise de novos modos de ser e consumir que vieram à tona e se intensificaram em função de medidas de lockdown, quarentena e isolamento social compulsório de famílias brasileiras durante a pandemia, analisou-se nesse artigo o que denominamos com o neologismo ZoomMania, um fenômeno global de adoção de uma nova ferramenta online. Viu-se que as relações de consumo devem se reconfigurar, além do modo como nos relacionamos com outras pessoas, como trabalhamos e como aprendemos, também deverão revelar importantes questões sobre esses novos arranjos comunicacionais que se apresentaram.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/671Alfabetização de alunos com TEA:2025-04-08T14:50:16+00:00Izabel Cristina Araujo Almeidaizabelpsico@yahoo.com.brSolange Lucas Ribeirosolucasr@hotmail.com<p>Alfabetizar alunos com Transtorno do Espectro Autista é complexo. Este artigo intenciona contribuir para clarificar aspectos desta etapa. Dados e análises advêm de pesquisa com a questão norteadora “quais concepções de alfabetização embasam as práticas docentes dos alfabetizadores de alunos com TEA na escola regular?”. Pautou-se em abordagem qualitativa, estudo de caso e a coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e observação sistemática das práticas docentes. O referencial teórico foi embasado principalmente em Vygotsky e em Serra (2018). Os resultados evidenciam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a alfabetização desses alunos se efetive, visto que são grandes as dificuldades das professoras, sobretudo em relação às suas concepções, conhecimento de métodos de alfabetização e sobre o TEA. Entretanto, foi possível verificar a presença, através da <br>professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), a utilização de método e busca de sistematização de procedimentos nesse processo.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/672Simulando a replicação do DNA eucariótico por meio de um modelo didático simples e de baixo custo 2025-04-08T15:00:51+00:00Tiago Maretti Gonçalves tiagobio1@hotmail.com<p>A Genética, é a área de Biologia que se preocupa em estudar os genes e sua hereditariedade. Dotada de termos técnicos e processos abstratos, essa área é encarada por muitos alunos como tediosa e de complexa contextualização. Para vencermos tais obstáculos, este trabalho possui como principal objetivo, propor uma simulação didática, utilizando materiais simples e de baixo custo para facilitar a aprendizagem do tópico de replicação do DNA eucariótico aos alunos do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. O modelo didático proposto, é construído por meio de materiais de baixo custo como zíper de tecido, papéis cartões coloridos, massa de biscuit coloridas, peças de plástico (brinquedos) e caneta marcadora. Inicialmente, o professor irá apresentar o modelo aos alunos, explicando de maneira detalhada o mecanismo de replicação do DNA. Os alunos então, serão convidados a construírem seus próprios modelos em uma oficina de criação de material didático, simulando o processo da replicação do material genético eucariótico. Assim, acreditamos que, o uso deste material, possa auxiliar a contextualização do tema proposto, além de instigar a criatividade dos alunos, tornando a aprendizagem da Genética, uma tarefa prazerosa e facilitadora.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/683Do riso à crítica: 2025-04-15T14:04:26+00:00Angelina Moreira Melo angelina.melo@ufv.brIvonete da Silva Lopesivonetelopes@ufv.brNathália Thaís Cosmo da Silvanathaliacosmo@ufv.br<p>Este artigo analisa memes que retratam críticas sobre o Projeto Jaíba, maior projeto público de irrigação em linha contínua da América Latina. As peças foram selecionadas nas páginas do Facebook “Jaíba Mil Grau” e “South Projeto Jaíba Memes”, com corpus formado por 47 peças que foram analisadas a partir da combinação entre a análise de conteúdo de Bardin (1997) e a análise de quadros de Goffman (1974). Além disso, buscou-se dialogar com dados socioeconômicos e pesquisas acadêmicas a fim de comparar os resultados encontrados. As críticas identificadas nos memes apontam para fragilidades socioeconômicas enquadradas em infraestrutura física (ruas, lazer, hospital, escola); educação (curso superior e oportunidades profissionais) e violência (escolas, festas, ruas). A análise dos memes nos leva a questionar o porquê da falta de investimentos na qualidade de vida das famílias e em que medida isso pode contribuir para aspectos, como: o êxodo rural, a migração de jovens para os centros urbanos, o aumento da violência e a falta de profissionais qualificados.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/685Fernando de Azevedo e o conceito de laicidade no debate da educação pública brasileira 2025-04-15T14:10:22+00:00Breno Pereira Machadobrennopereira94@hotmail.com<p>Este artigo objetiva analisar o conceito de laicidade em Fernando de Azevedo à luz das obras clássicas do autor, especialmente <strong>A cultura brasileira</strong>, E<strong>ducação entre dois mundos</strong>, <strong>Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova</strong>, <strong>Novos caminhos e novos fins</strong> e as correspondências trocadas entre Fernando de Azevedo e os demais intelectuais do movimento da Escola Nova, nas décadas 1920 e 1930. O estudo pauta-se pela História dos Conceitos de Reinhart Koselleck, abordagem que busca analisar a semântica dos conceitos relevantes do ponto de vista social e político a partir dos intérpretes que se dedicaram aos seus significados. Assim, afirma-se que Azevedo defendia a laicidade como princípio da educação pública, tendo em vista o respeito à diversidade religiosa, demarcando embates e oposição aos intelectuais da Igreja Católica.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/686Museu Victor Meirelles: 2025-04-15T14:23:24+00:00William Adão Ferreira Paiva william.paiva@ufsc.brRenata Cardozo Padilharenata.padilha@ufsc.brThainá Castro Costa Figueiredo Lopes thaina.castro@ufsc.br<p>Este artigo integra a Pesquisa de Doutorado que está sendo desenvolvida no Programa de PósGraduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC), vinculada à Linha de Pesquisa “Organização, Representação e mediação da Informação e do Conhecimento”, uma vez que possui como objetivo abordar questões sobre o Processo de Patrimonialização do Museu Victor Meirelles em Florianópolis/SC e também da legislação atinente ao Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Brasileiro. A metodologia desenvolveu-se por meio de um estudo bibliográfico, com ênfase nos autores que trataram sobre as temáticas ligadas ao Patrimônio Cultural, assim como pelo campo da Memória e da História. Igualmente a pesquisa documental foi importante ao contexto, no sentido de revelar questões sobre a historiografia do museu e das obras de arte criadas pelo artista e intelectual Victor Meirelles de Lima. Em conclusão, para que um bem cultural seja devidamente patrimonializado, é necessário que ocorra diversos estudos em meio às políticas e legislações existentes, além do respeito sobre a própria historicidade envolvida em seu percurso e no de seus atores sociais.</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicaçãohttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/687Normas para envio de originais2025-04-15T14:26:09+00:00adminseer@unifatea.edu.br<p>Normas para envio de originais</p>2025-04-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Educação, Cultura e Comunicação