TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE:
construindo a aprendizagem na educação básica
Resumo
O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) é um tema relevante e promissor para a formação docente da educação básica. Neste contexto educacional, a inserção das TDICs destacou-se pela capacidade de proporcionar experiências de criação e distribuição de conteúdo para um aprendizado mais dinâmico, contextualizado, digital e participativo, que contribuísse para a construção do conhecimento em diferentes áreas, a exemplo da sustentabilidade ambiental. Os Massive Open Online Courses (MOOCs), são cursos online abertos e massivos, disponíveis na internet que oferecem uma abordagem escalável e acessível para a entrega de conteúdos a uma audiência global. Considerando que a convergência entre TDICs e MOOCs permitiu possiblidades inovadoras na educação, o objetivo geral deste trabalho foi desenvolver um e-Book para formação digital de professores da educação básica com foco na sustentabilidade ambiental. A presente pesquisa trouxe uma abordagem qualitativa, para isso foram realizadas aulas de campo, mapeamento de plataformas de MOOCs sobre sustentabilidade ambiental, aplicação do curso com os estudantes do ensino médio através de um Aplicativo e o desenvolvimento do e-book: Inove e-Mooc voltado para a formação dos professores. Os resultados mostraram que o e-book trouxe propostas de artefatos digitais e práticas pedagógicas eficientes para serem utilizadas junto aos temas transversais ligados ao meio ambiente e a sustentabilidade ambiental. Concluímos que a pesquisa trouxe um impacto significativo na formação dos professores por apresentar um conhecimento de forma lúdica que contribuiu para o desenvolvimento das competências digitas necessárias na aprendizagem de sustentabilidade ambiental