NOVO ENSINO MÉDIO E GÊNERO:

disputas e desafios no contexto neoliberal

Autores

  • Ana Beatriz de Araujo Guedes UNIFATEA
  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro UNIFATEA
  • Elisa Maria Andrade Brisola UNIFATEA

Resumo

O presente artigo busca compreender os desafios e disputas do contexto do feminismo e da questão de gênero dentro da educação no Brasil, se aprofundando na questão do Novo Ensino Médio (NEM) e da agenda neoliberal vigente. Nesse sentido, o estudo busca, por meio da revisão de literatura e do registro de entrevistas de história oral, construir um conjunto de resultados e reflexões, junto de uma revisão de literatura e entrevistas, parte de uma pesquisa de mestrado, para a compreensão dos reflexos do neoliberalismo na educação de gênero. Metodologicamente, ao analisar entrevistas realizadas com professores e alunos e os artigos citados, refletiu-se sobre como o contexto atual do país e a polarização cria tabus em relação ao debate sobre o feminismo e a questão de gênero.

Biografia do Autor

Ana Beatriz de Araujo Guedes, UNIFATEA

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro
Universitário do Sul de Minas - UNIS.

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, UNIFATEA

Doutora em História Social e Professora nos Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento
Regional (UNIS) e Profissional em Educação (UNITAU).

Elisa Maria Andrade Brisola, UNIFATEA

Doutora em Serviço Social e Professora nos Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNIS) e Desenvolvimento Humano (UNITAU).

Downloads

Publicado

2025-04-15