CORPO E MÍDIA:

a moda como ferramenta de comunicação

Autores

  • Gabriela Aparecida Santos de Oliveira UNIFATEA
  • Victor Augusto Fabbron Nogueira UNIFATEA
  • Flávia Gabriela da Costa Rosa UNIFATEA

Resumo

O artigo a seguir explora a interseção entre corpo, mídia, moda e cultura,  como essas áreas se interrelacionam na construção de identidades e na comunicação social, especialmente no contexto de produções audiovisuais. A moda é uma forma poderosa de autoexpressão e uma ferramenta de comunicação cultural. Historicamente, a humanidade sempre buscou meios de registrar
e transmitir suas experiências e identidades, desde as pinturas rupestres até os dias atuais. Este artigo explora a evolução do corpo como meio de comunicação primordial para incorporar a moda como uma forma de mídia que reflete e influencia identidades sociais e culturais. A comunicação humana remonta às representações mais antigas, como as pinturas rupestres, onde a linguagem corporal era o principal meio de interação. Com o tempo, expressões corporais se consolidaram como uma mídia primária, transmitindo pensamentos, emoções e identidades. A moda, enquanto fenômeno sociocultural, vai além da vestimenta, comunicando identidades sociais, status e valores culturais. Ela funciona como um mecanismo de diferenciação e integração social, refletindo e influenciando culturas, e simbolizando a modernidade, buscando constante novidade e ruptura com o passado, funcionando como meio de comunicação onde o corpo transmite mensagens complexas sem aparatos tecnológicos. Utilizando uma abordagem qualitativa e fundamentada em uma revisão bibliográfica detalhada, o artigo busca compreender como esses elementos contribuem para a formação e expressão de identidades culturais contemporâneas e de que maneira essas interações são representadas e comunicadas em produções audiovisuais. Para a pesquisa, utilizou-se de referencial teórico que subsidiam as discussões sobre imagem, corpo e mídia, com destaque para o autor Gilles Lipovetsky. O objetivo é possibilitar uma discussão sobre a utilização do corpo como emissor de mensagem, na compreensão sobre o movimento cultural e articulador que é a moda. Espera-se com este trabalho, abrir um debate sobre de que forma, em cada período, a moda é um recorte do comportamento social do indivíduo, e também da sua manifestação no mundo. No cinema e na televisão, a moda ajuda a definir personagens e criar ambientes imersivos, comunicando valores, atitudes e comportamentos. Os figurinos desempenham um papel essencial na narrativa visual, como exemplificado em produções como “Jogos Vorazes”, “Pose” e “Cruella”. O vestuário carrega uma carga simbólica que enriquece a história, oferecenndo ao espectador
uma experiência mais profunda e conectada emocionalmente

Biografia do Autor

Gabriela Aparecida Santos de Oliveira, UNIFATEA

Graduada em jornalismo pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila

Victor Augusto Fabbron Nogueira, UNIFATEA

Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila.

Flávia Gabriela da Costa Rosa, UNIFATEA

Doutora em Comunicação pela UNIP - Universidade Paulista e Mestre em Comunicação e Cultu
ra Midiática pela mesma instituição (Bolsista CAPES - PROSUP). Faz parte do grupo de pesquisa
em Mídia e Estudos do Imaginário da UNIP. Bacharel em Comunicação com habilitação em
Jornalismo pelo UNIFATEA - Centro Universitário Teresa D’ Ávila, pós-graduada em Assessoria,
Comunicação e Marketing pela UNITAU - (Universidade de Taubaté). MBA em Marketing e Ne
gócios pelo UNISAL (Centro Universitário Salesiano). Pós-graduanda em Psicologia Positiva pela
PUCRS. Pós-graduada em Psicologia Analítica pelo Cejaa

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Publicado

2025-04-15