AQUARELA DOS 5AS NO AMBIENTE ESCOLAR:
autocuidado, autoestima, autoconhecimento, autoregulação e autoconfiança
Palavras-chave:
Autoconhecimento, autocontrole, autoconfiança, autocuidado, autoestima.Resumo
O tema dessa pesquisa insere-se no contexto da formação de professores, sobre tudo no trabalho com a abordagem socioemocional no ambiente escolar. Tem por objetivo compreender se e como os professores de educação infantil e anos
iniciais do ensino fundamental trabalham com os temas de autoconhecimento, autocontrole, autoconfiança, autocuidado e autoestima, para a formação integral dos alunos. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e teve como participantes 50 professores de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. O convite para a participação foi realizado por meio das redes so ciais das pesquisadoras. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado o questionário aos professores, por meio do aplicativo google forms. Os dados foram analisados de acordo com a técnica da análise de conteúdo e demonstraram que esta temática é extremamente necessária para ser incorporada no contexto da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, precisa ser objeto de estudo, também, nos cursos de formação de professores, quer seja na formação inicial, como no Curso de Pedagogia, quer seja na formação continuada. Embora a Base Nacional Comum Curricular preveja a incorporação sistemática desses temas ao longo de toda a educação básica, é preciso que cada escola e que cada educador caminhe em direção ao seu próprio processo forma tivo e ao processo formativo de seus alunos.