AQUARELA DOS 5AS NO AMBIENTE ESCOLAR:

autocuidado, autoestima, autoconhecimento, autoregulação e autoconfiança

Autores

  • Keyla Beatriz de Souza Silva Centro Universitário Teresa D’Ávila
  • Larissa Fernanda Silva Machado Centro Universitário Teresa D’Ávila
  • Thainá Keslen Rodrigues Centro Universitário Teresa D’Ávila
  • Maria Cristina Marcelino Bento Centro Universitário Teresa D’Ávila
  • Mariana Aranha de Souza Centro Universitário Teresa D’Ávila

Palavras-chave:

Autoconhecimento, autocontrole, autoconfiança, autocuidado, autoestima.

Resumo

O tema dessa pesquisa insere-se no contexto da formação de professores, sobre tudo no trabalho com a abordagem socioemocional no ambiente escolar. Tem por objetivo compreender se e como os professores de educação infantil e anos
iniciais do ensino fundamental trabalham com os temas de autoconhecimento, autocontrole, autoconfiança, autocuidado e autoestima, para a formação integral dos alunos. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e teve como participantes 50 professores de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. O convite para a participação foi realizado por meio das redes so ciais das pesquisadoras. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado o questionário aos professores, por meio do aplicativo google forms. Os dados foram analisados de acordo com a técnica da análise de conteúdo e demonstraram que esta temática é extremamente necessária para ser incorporada no contexto da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, precisa ser objeto de estudo, também, nos cursos de formação de professores, quer seja na formação inicial, como no Curso de Pedagogia, quer seja na formação continuada. Embora a Base Nacional Comum Curricular preveja a incorporação sistemática desses temas ao longo de toda a educação básica, é preciso que cada escola e que cada educador caminhe em direção ao seu próprio processo forma tivo e ao processo formativo de seus alunos.

Biografia do Autor

Keyla Beatriz de Souza Silva , Centro Universitário Teresa D’Ávila

Pedagoga pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila

Larissa Fernanda Silva Machado, Centro Universitário Teresa D’Ávila

Pedagoga pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila

Thainá Keslen Rodrigues , Centro Universitário Teresa D’Ávila

Pedagoga pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila

Maria Cristina Marcelino Bento, Centro Universitário Teresa D’Ávila

Doutora em Tecnologias da Inteligência e Designer Digital – Docente do Centro Universitário
Teresa D’Ávila

Mariana Aranha de Souza, Centro Universitário Teresa D’Ávila

Doutora em Educação (Currículo) - Docente do Centro Universitário Teresa D’Ávila e da Universidade de Taubaté

Downloads

Publicado

2025-04-15