Alfabetização de alunos com TEA:
a centralidade nas diferenças e potencialidades do sujeito
Resumo
Alfabetizar alunos com Transtorno do Espectro Autista é complexo. Este artigo intenciona contribuir para clarificar aspectos desta etapa. Dados e análises advêm de pesquisa com a questão norteadora “quais concepções de alfabetização embasam as práticas docentes dos alfabetizadores de alunos com TEA na escola regular?”. Pautou-se em abordagem qualitativa, estudo de caso e a coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e observação sistemática das práticas docentes. O referencial teórico foi embasado principalmente em Vygotsky e em Serra (2018). Os resultados evidenciam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a alfabetização desses alunos se efetive, visto que são grandes as dificuldades das professoras, sobretudo em relação às suas concepções, conhecimento de métodos de alfabetização e sobre o TEA. Entretanto, foi possível verificar a presença, através da
professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), a utilização de método e busca de sistematização de procedimentos nesse processo.