ZoomMania:

novos modos de ser, consumir e aprender em tempos pandêmicos

Autores

  • Marcos Roberto Hiller ESPM SP

Resumo

O ano de 2020 certamente ganhará relevantes contornos da história recente em função da pandemia da Covid-19. A partir de um trabalho exploratório e bibliográfico aqui efetuado, o objetivo do presente artigo é compreender aspectos do uso e consumo de ferramentas como o Zoom, sobretudo no que tange aos usos e consumos excessivos dessas plataformas online de comunicação. Propõem-se aqui uma análise teórica e crítica sobre os desdobramentos da pandemia em novos modos de ser e de consumir que se reconfiguraram e se aceleraram em tempos de isolamento social radical. Em busca uma melhor compreensão e análise de novos modos de ser e consumir que vieram à tona e se intensificaram em função de medidas de lockdown, quarentena e isolamento social compulsório de famílias brasileiras durante a pandemia, analisou-se nesse artigo o que denominamos com o neologismo ZoomMania, um fenômeno global de adoção de uma nova ferramenta online. Viu-se que as relações de consumo devem se reconfigurar, além do modo como nos relacionamos com outras pessoas, como trabalhamos e como aprendemos, também deverão revelar importantes questões sobre esses novos arranjos comunicacionais que se apresentaram.

Biografia do Autor

  • Marcos Roberto Hiller, ESPM SP

    Graduado em Administração de Marketing pela ESPM SP. Reúne especializações lato sensu nas áreas de
    Marketing de Serviços (FAAP) e Gestão de Marcas (Anhembi Morumbi). Hoje é Doutorando e Mestre em
    Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM SP. Leciona nos cursos de lato sensu da ESPM, FIA USP, FGV
    e SENAC SC. 

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Publicado

2025-04-15