A realidade aumentada no centro de ciências itinerante “Ciências Sob Tendas”:
tecnologia auxiliando a popularização da ciência
Resumo
Nas últimas duas décadas tem-se observado uma significativa expansão de ações relacionadas a popularização da ciência no Brasil como a criação de museus e centros de ciências, surgimento de sítios da internet especializados, publicação de livros e organização de eventos. Deste modo, considerar a inserção de tecnologias nos processos educacionais, principalmente, no que diz respeito aos jovens e crianças, trata-se de uma demanda não só pela construção do conhecimentocientífico que desperte um maior interesse pelo público visitante, mas também pelo contexto social de desenvolvimento tecnológico em que o Brasil se insere. O objetivo desse artigo é refletirsobre o uso da Realidade Aumentada na popularização da ciência. Para tanto, analisamos os resultados obtidos na atividade “Ser humano” realizada no centro de ciências itinerante, o Ciências Sob Tendas (CST) que é um programa de extensão pertencente à Universidade FederalFluminense (UFF) com o público de ampla faixa etária. O Conectivismo é o pressuposto teóricodeste trabalho, que é caracterizado por ser um estudo exploratório qualitativo apoiado em observação como forma de investigação. Na atividade “Ser humano” foram utilizados aplicativos de realidade aumentada em dispositivos móveis, associados a um modelo anatômico,que permitiu a visualização e funcionamento de órgãos humanos tridimensionais. A Realidade aumentada ajudou a despertar a curiosidade do público visitante de diversas idades de maneira prazerosa e participativa, contribuindo para o acesso à ciência das comunidades locais. Os resultados reforçam a literatura que aponta a Realidade Aumentada como uma ferramenta promissora na popularização da ciência e da tecnologia, inclusive em centros de ciências itinerantes.