Livro digital interativo “cibercultura: linguagem, língua e variação” –
Processo de criação e análise da satisfação dos usuários
Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar a satisfação dos alunos com o livro digital interativo produzido para essa pesquisa. A satisfação é uma resposta dos usuários ao interagir com determinado produto, portanto, é uma medida para identificar quais os aspectos positivos e negativos foram encontrados durante a realização de determinada tarefa. Quanto maior for as experiências agradáveis do usuário com o software maior será sua satisfação. Partindo dessa premissa, essa pesquisa buscou responder a seguinte indagação: qual a satisfação dos usuários com o livro digital interativo alvo desse estudo? A base teórica deste estudo está pautada em Silva (2004), Lévy (2010), Nielsen (1990), Flick (2004), Moita Lopes (2011) e Zanella (2009). A abordagem dessa pesquisa é de natureza quali-quantitativa (FLICK, 2004). Quanto aos objetivos é descritiva (GIL, 2008). Quanto aos procedimentos, esse estudo utilizou a metodologia de linguística aplicada (MOITA LOPES, 2011). Os dados foram analisados a partir da técnica de análise do material e descrição analítica do conteúdo (ZANELLA, 2009). Os resultados desse estudo demonstraram que a avaliação realizada pelos alunos foi satisfatória, pois permitiu verificar que o conteúdo e as imagens veiculados pelo objeto de pesquisa, as atividades e o layout (fontes, espaçamento, títulos, subtítulos, textos e imagens) foram considerados pelos discentes como de boa qualidade, atendendo satisfatoriamente ao esperado. Portanto, essa pesquisa confirmou que o uso da tecnologia melhora o processo de ensinoaprendizagem, motiva a participação dos alunos e enriquece a prática pedagógica