Uma experiência educomunicativa no Ensino Superior:

o Folhetim Lorenianas

Autores

  • Neide Aparecida Arruda de Oliveira Faculdades Integradas Teresa D´Ávila
  • Stela Maris Leite Carrinho de Araujo Faculdades Integradas Teresa D´Ávila

Palavras-chave:

Prática educomunicativa; Folhetim; Parâmetros Curriculares Nacionais.

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar uma prática educomunicativa (produção do Folhetim Lorenianas) envolvendo os alunos do 2º ano de Letras/Inglês/ Espanhol, na disciplina Contextos Reais de Produção de Textos, realizado no ano de 2011. Os futuros docentes primeiramente pesquisaram a biografia e obras dos membros da Academia de Letras de Lorena e, posteriormente, participaram das reuniões que acontecem mensalmente no terceiro sábado realizando as entrevistas com os acadêmicos. Foram elaborados diversos gêneros discursivos como: resenhas, entrevistas, carta do leitor e houve a produção de poesia de autoria dos próprios alunos. O folhetim Lorenianas foi lançado e distribuído à comunidade na reunião da Academia de Letras no dia 22 de agosto de 2011. O resultado desta prática educomunicativa mostrou que os alunos produzem melhor textos que tenham sentido para eles de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Biografia do Autor

Neide Aparecida Arruda de Oliveira , Faculdades Integradas Teresa D´Ávila

Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2003). Coordenadora do Curso de Pós
graduação Educação e Mídia e professora nos cursos de Comunicação Social, Pedagogia e Letras das
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila. É pós-graduada em Gestão Escolar e graduada em Letras
Português/Inglês pela Universidade de Taubaté. Autora dos livros: “Diga sim ao português nas aulas de inglês” (2005) e “Comunicação sob múltiplos olhares” (2009). É editora gerente da revista científica ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação

Stela Maris Leite Carrinho de Araujo , Faculdades Integradas Teresa D´Ávila

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2005) - Formação de Professores na Sociedade Informática e Implicações para a formação de Professores. Atualmente é professora nos cursos de Letras, Pedagogia, Biologia, Desenho Industrial e Coordenadora do Nest – Núcleo de Estágios - das Faculdades Integradas Teresa D´Ávila. Possui 30 anos de experiência na área da Educação – Professora do EF e Médio (Inglês/ Português), Assistente Pedagógico na Formação Docente (SEESP), Assistente de Planejamento (DRE Guaratinguetá) e Supervisora de Ensino (SEESP).

Downloads

Publicado

2025-02-28

Edição

Seção

Artigos