A literatura oral e tradicional na Escola

Autores

  • Carlos Nogueira Universidade Nova de Lisboa

Resumo

O estudo e a divulgação, em contexto escolar, dos textos da tradição oral portuguesa (e não só) pode contribuir decisivamente para a construção de um ambiente social e cultural mais pluralista, estimulante e democrático: quer porque promove um conhecimento organizado e esclarecido da língua portuguesa (desde logo na sempre actual questão da norma e dos desvios), quer porque favorece a liberdade de ser e pensar, o aprofundamento da educação para a cidadania e o desenvolvimento das capacidades cognitivas.Partimos destes pressupostos, reconhecidos por todos os agentes ligados à educação e notados em textos programáticos oficiais, mas propomos uma revisão. Através de uma nova abordagem científica, pedagógica e didáctica, é possível dar mais visibilidade a esses conteúdos já há muito presentes nos curricula dos ensinos básico e secundário, mas ainda não explorados devidamente nas suas virtualidades comunicacionais, literárias e culturais.

Biografia do Autor

Carlos Nogueira, Universidade Nova de Lisboa

Doutor em Literatura da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, FCSH, Universidade Nova de Lisboa,
Portugal

Downloads

Publicado

2025-02-28

Edição

Seção

Artigos