O cinema como dispositivo para uma aprendizagem inventiva

Autores

  • Marina Rede Municipal de Educação de Niterói
  • Dagmar de Mello e Silva Universidade Federal Fluminense

Resumo

O presente artigo é parte teórica de uma pesquisa de mestrado que problematizou o uso do cinema como ferramenta pedagógica que reafirma um contexto de aprendizagem por recognição, como mero reforço para a absorção de conteúdos, desperdiçando as experiências sensíveis que o filme pode proporcionar. A contrapelo dessa perspectiva apontamos o cinema como experiência estética que nos interpela sobre questões sócio-políticas elevando o espectador para visibilidades que nos ajudem a ver além da permanência das coisas, o cinema como abertura para a invenção, principalmente quando os espectadores passam a ser os protagonistas de um fazer fílmico que lhes permita inventar com imagens, promovendo aprendizagens que instituem novos modos de ser, de sentir e de se colocar diante do mundo.

Biografia do Autor

Marina , Rede Municipal de Educação de Niterói

Licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Diversidade e Inclusão pela
Universidade Federal Fluminense sob orientação da professora doutora Dagmar de Mello e Silva. Atua como
professora de Apoio Educacional Especializado na Rede Municipal de Educação de Niterói desde o ano de
2019, no setor de Educação Especial e Inclusiva. 

Dagmar de Mello e Silva , Universidade Federal Fluminense

Graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela
Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(2014). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense e Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn). 

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Publicado

2025-02-27

Edição

Seção

Artigos