Berimbau como conteúdo escolar:

reflexões sobre cultura africana e afro-brasileira

Autores

  • Janine Alessandra Perini Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Edvaldo de Souza Santos Instituto Estadual do Maranhão

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o instrumento berimbau dentro de uma prática educativa, apresentando sua origem, sua estrutura, seus toques, tipos, funções e ritmos. Este estudo baseia-se no método materialista histórico-dialético, analisando o instrumento dentro de um contexto social, histórico e cultural. Como resultado constatou-se que o berimbau é de origem africana, encontrado nas diversas culturas populares brasileiras, destacando-se na capoeira, em arranjos musicais e nas brincadeiras e cantigas de roda. Na música erudita é utilizado como instrumento percussivo. Em sala de aula, pode ser utilizado como uma ferramenta didática de fácil produção, que pode ser confeccionada artesanalmente, até mesmo com materiais recicláveis, acessíveis e de baixo custo. Assim, concluímos que o berimbau em sala de aula pode ser utilizado para trabalhar a estética da musicalidade negra dentro da perspectiva da Lei nº 11.645/2008, como instrumento de mediação para o desvendamento das expressões das desigualdades e resistências.

Biografia do Autor

Janine Alessandra Perini , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora de Artes Visuais do Curso de Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa, da Universidade
Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Ciências São Bernardo. Doutora em Artes Visuais pelo
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Possui Mestrado em Artes Visuais, pela UDESC (2012), especialização em O Ensino da Arte:
Fundamentos Estéticos e Metodológicos pela UNIVILLE (1998), especialização em Arteterapia pelo
INPG (2007), graduação em Educação Artística pela UNIVILLE (1998) e graduação em Licenciatura em
Pedagogia pela UNIFACVEST (2020)

Edvaldo de Souza Santos , Instituto Estadual do Maranhão

Professor de Artes do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), polo de Tutóia, MA. Pós-graduado em Educação Musical pela Faculdade Dom Alberto. Graduado em Música pelo Centro Universitário Claretiano. Mestre de capoeira pelo grupo Beribazu desde 2002 (Mestre Nanã). Tem experiência em capoeira desde 1986, em diferentes espaços, como: escolas, academias, projetos sociais e universidades. 

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Publicado

2025-02-27

Edição

Seção

Artigos