O uso da semiótica em artigos brasileiros que estudam a marca:

uma revisão de literatura (2008-2017)

Autores

  • Paulo Roberto Lima Petitinga Junior Opinião Comunicação e Marketing Digital
  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília
  • Victor Márcio Laus Reis Gomes PPGSSCOM/UCB

Resumo

Os estudos semióticos buscam compreender a construção de sentido das marcas desde a década de 1960. Com o passar dos anos, os cientistas da comunicação têm intensificado esses estudos, com a adoção da semiótica discursiva francesa como também com de metodologias da semiótica americana. O artigo busca compreender a produção brasileira, nos últimos dez anos (2008-2017), em artigos publicados em periódicos científicos. Com a busca em indexadores nacionais e internacionais, 21 artigos foram catalogados e, com base neles, buscou-se levantar informações sobre quem produziu, a qual instituição estão vinculados, que corpus estudou, qual metodologia semiótica aplicou e quais autores foram mais citados. O que, espera-se, funcione como um mapeamento com fins de desenvolvimento deste campo de estudos em comunicação.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Lima Petitinga Junior , Opinião Comunicação e Marketing Digital

Publicitário (UNIVERSO, 2006), especialista em Comunicação Eleitoral e Marketing Político (UNESA, 2016),
especialista em Relações Institucionais (IBMEC, 2017) e mestre em Comunicação (UCB), linha Processos
Comunicacionais nas Organizações. Sócio na Opinião Comunicação e Marketing Digital, 

Robson Dias , Universidade Católica de Brasília

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da
Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder
do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação.  

Victor Márcio Laus Reis Gomes , PPGSSCOM/UCB

Publicitário, mestre em Administração e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do
PPGSSCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (ESTRACOM). Líder do Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão e Estratégia. Email: 

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Publicado

2025-02-27

Edição

Seção

Artigos