A geografia cultural e suas contribuições para a construção do saber por meio da festa junina em Boa Vista/RR

Autores

  • Glauciene Dutra Silva Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Wellen Crystinne de Araújo Sousa e Silva Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal de Roraima

Resumo

Este artigo objetiva compreender a Geografia Cultural e suas contribuições para a valorização da cultura da festa junina, como mediadores na formação sociocultural dos sujeitos envolvidos, com recorte para Boa Vista/RR. Para isso, foi necessário, uma leitura sobre a Geografia Cultural e suas aplicabilidades, correlacionando sua estreita relação com as práxis realizada dentro de um determinado espaço. A questão norteadora, se volta para entender como os movimentos culturais intervém nos saberes dos envolvidos e para com a valorização das manifestações culturais. A pesquisa foi realizada através de um levantamento do estado do conhecimento, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, entre os anos de 2018 a 2020, com o descritor “geografia cultural”. Com base nesta investigação percebemos que a Geografia Cultural, por meio de suas aplicabilidades, tem conceitos sólidos que respaldam que os movimentos culturais, podem despertar e construir novos saberes nos sujeitos, diante das suas próprias ações em grupo.

Biografia do Autor

Glauciene Dutra Silva , Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Doutoranda em Educação na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestre em
Sociedade e Fronteira, pela Universidade Federal de Roraima – UFRR. Graduada em L/B em Geografia,
Pedagogia e Psicopedagogia (UFRR e UNINTER).  

Wellen Crystinne de Araújo Sousa e Silva , Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Doutoranda em Educação na Amazônia, pela a Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima – UFRR. Graduada em letras Português/Inglês e Língua Portuguesa Básica (UESPI e FAEL). Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa na educação básica.

Leila Adriana Baptaglin , Universidade Federal de Roraima

Pós-doutorada em Filosofia e Ciências Humanas em Nuestra América na Universidad Nacional Experimental
Simón Rodríguez, UNESR, Venezuela (2018-2019). Professora/pesquisadora auxiliar 40hs do curso de
Artes/Licenciatura da Universidade Federal de Roraima – UFRR. Coordenadora do grupo de estudos e
pesquisas em Patrimônio, Arte e Cultura na Amazônia (GPAC). Email: 

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Publicado

2025-02-27

Edição

Seção

Artigos